Google anuncia que vai excluir atividades de usuários automaticamente depois de 18 meses

Google anuncia que vai excluir atividades de usuários automaticamente depois de 18 meses
Até então, definição padrão não previa exclusão dos dados e deixava a cargo do usuário escolher se gostaria que informações fossem apagadas. Mudança acontece em dados de localização, atividade na web e atividades em aplicativos. Google anuncia que irá deletar dados de usuários automaticamente depois de 18 meses.

Reuters

O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que vai excluir automaticamente dados de localização, atividade na web e atividades em aplicativos 18 meses após a data da coleta de cada informação.

Google cria ajuste para exclusão automática de atividades registradas

Já era possível determinar uma data para a exclusão dos dados, entre 3 e 18 meses, ou mesmo definir que eles não sejam coletados. Mas essa iniciativa deveria partir do usuário, já que o padrão do Google era coletar informações indefinidamente.

A partir de agora, essa será a definição padrão adotada pela empresa para todos os usuários que optarem por compartilhar essas informações.

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A "atividade da web e apps" é uma das opções de privacidade mais abrangentes do Google. Ela registra vídeos assistidos no YouTube, acessos a serviços do Google (como música e mapas) e todas as pesquisas feitas no Google.

O painel de ajustes do histórico de atividade da Web e aplicativos do Google.

Reprodução

"Usuários do YouTube terão a exclusão automática definida para 36 meses por padrão no caso de contas novas ou de quem ativar o Histórico do YouTube pela primeira vez. Já produtos como Gmail, Drive e Fotos não terão alterações, uma vez que são ferramentas criadas para armazenar o conteúdo pessoal e não são usadas para para fins publicitários", disse o Google em nota.

Segundo o presidente do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, a mudança está em linha com a "prática atual no setor" e foi adotada para garantir que os dados sejam armazenados enquanto são úteis para os usuários. "[A mudança] garante que o YouTube, por exemplo, continue a fazer recomendações relevantes com base no que o usuário assistiu ou ouviu no passado", afirma.
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