Índia pede que WhatsApp cancele atualização de política de privacidade

Índia pede que WhatsApp cancele atualização de política de privacidade
Autoridades do país entendem que novos termos não deveriam ser obrigatórios e questionam tratamento diferente na União Europeia. Ícone do WhatsApp.

Dado Ruvic/Reuters

O governo da Índia solicitou que o WhatsApp cancele a nova política de privacidade, prevista para entrar em vigor em 15 de maio.

A mudança nos termos passou a ser comunicada no início de 2021 e prevê o compartilhamento de novos dados com o Facebook, dono do app. Segundo o app, as novidades valem somente para conversas com empresas.

SAIBA MAIS: Veja o que se sabe e o que ainda falta esclarecer na nova política do WhatsApp

WhatsApp, Telegram e Signal: COMPARE os apps de mensagens

O Ministério da Tecnologia da Informação da Índia enviou uma carta para o presidente-executivo do WhatsApp, Will Cathcart, afirmando que a nova política causou "graves preocupações em relação à escolha e autonomia dos cidadãos indianos" e pede o recuo da nova política, segundo a agência de notícias indiana PTI.

"Quaisquer alterações unilaterais nos termos de serviço e privacidade do WhatsApp não seriam justas e aceitáveis", diz a carta.

Os usuários do aplicativo não têm opção de não compartilhar informações entre as empresas do Facebook.

O ministério também enviou uma série de perguntas para entender mais sobre a coleta de dados e questionou o WhatsApp sobre o tratamento diferenciado dado a usuários na União Europeia, que podem optar pelo compartilhamento de dados.

No bloco europeu, o WhatsApp precisa seguir um conjunto de regras diferente do restante do mundo, por causa da lei de proteção de dados local.

O anúncio de alterações na política de privacidade gerou desconfiança entre usuários – aplicativos concorrentes como o Telegram e o Signal foram baixados milhões de vezes desde que a notificação surgiu para usuários do WhatsApp.

Na última sexta-feira (15), o aplicativo adiou o início dos novos termos. Inicialmente, eles valeriam a partir do dia 8 de fevereiro, mas o WhatsApp afirmou que as novidades só vão ter efeito em 15 de maio.

Segundo o app, a data mudou para que as pessoas "tenham mais tempo de entender a política".

Veja vídeos sobre tecnologia no G1
Acompanhantes Goiania