WhatsApp critica exigências do novo recurso de privacidade da Apple

WhatsApp critica exigências do novo recurso de privacidade da Apple
Aplicativos precisarão mostrar uma 'tabela nutricional' sobre informações coletadas das pessoas, mas serviço de troca de mensagens alegou que programas pré-instalados no iOS não têm as mesmas obrigações. WhatsApp

AFP

O WhatsApp se manifestou contra as novas regras de privacidade impostas pela Apple, que exigem que os aplicativos revelem os dados que são coletados em uma tela simplificada.

O app de troca de mensagens alega que as demandas são injustas, já que as informações sobre coleta de dados não é exibida para os programas pré-instalados nos produtos da Apple, como o iMessage.

Em junho, a Apple revelou um recurso inspirado nas tabelas nutricionais, que vêm nos alimentos, que revela quais dados naquele aplicativo estão ligados a uma pessoa e quais deles são usados para rastreios.

Saiba mais: Apple pode bloquear apps que não cumprirem novo recurso de privacidade

Os desenvolvedores devem enviar para a Apple as informações que coletam até quinta-feira (10).

"Pensamos que os rótulos [de privacidade] devem ser consistentes com aplicativos proprietários e de terceiros", disse o WhatsApp em um comunicado compartilhado com o site americano "Axios".

"[Os rótulos] também devem mostrar as fortes medidas que os apps podem tomar para proteger as informações privadas das pessoas", afirmou a companhia, alegando que a "tabela nutricional" da Apple não detalha as proteções às informações.

Para o WhatsApp, as pessoas deveriam poder comparar as opções de privacidade de aplicativos baixados e pré-instalados, como o iMessage.

Apple vai exibir, na página de um aplicativo na loja de apps, quais informações ele coleta

Divulgação/Apple

O aplicativo de mensagens também fez uma publicação em seu blog oficial detalhando o uso das informações coletadas que são exibidas no sistema da Apple.

Assista os vídeos mais vistos do G1
Acompanhantes Goiania