Intel diz que pode melhorar desempenho de GPUs com chips integrados

Intel diz que pode melhorar desempenho de GPUs com chips integrados

A Intel está desenvolvendo uma tecnologia que pode permitir usar a GPU integrada dos processadores da empresa para aumentar a capacidade de placas de vídeo dedicadas da AMD e Nvidia. A companhia revelou a ideia em uma apresentação online que deveria ter sido feita na Games Developers Conference (GDC), evento que foi cancelado por preocupações a respeito da pandemia da COVID-19.

Segundo desenvolvedor da Intel, Allen Hux, a novidade é possível por conta do novo DirectX 12. Ele mostrou resultados de placas de vídeo da AMD e Nvidia funcionando em conjunto com a GPU integrada de processadores da marca. Normalmente, quando uma placa de vídeo externa está sendo utilizada, o vídeo embutido do processador fica desligado.

Para além disso, o novo DirectX 12 também poderia permitir que duas placas de vídeo de diferentes empresas trabalhem em conjunto, no mesmo computador. Assim, se você tem uma GPU da Nvidia e quer melhorar a capacidade com uma da AMD, a ação conjunta seria possível.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Atualmente, a junção de duas placas é possível, desde que tenham a mesma tecnologia e arquitetura de desenvolvimento, o que se consegue usando apenas componentes de uma mesma marca.

Como que a GPU integrada pode colaborar com isso? A apresentação de Hux mostra que o processamento gráfico do chip da Intel não deve exatamente ajudar no desempenho gráfico, mas segurando a taxa de quadros por segundo. Ou seja, fazer parte do trabalho para que a GPU externa possa ter mais poder de processamento.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Acompanhantes Goiania