Alaíde Costa refina 'Saudade da saudade' em single de álbum com canções de José Miguel Wisnik

Alaíde Costa refina 'Saudade da saudade' em single de álbum com canções de José Miguel Wisnik
Gravação sinaliza que o disco 'O anel', programado para dezembro, está cravejado de diamantes verdadeiros. Capa do single 'Saudade da saudade', de Alaíde Costa

Divulgação

Resenha de single

Título: Saudade da saudade

Artista: Alaíde Costa

Compositores: José Miguel Wisnik e Paulo Neves

Edição: Selo Sesc

Cotação: * * * * *

? Imagine um samba-canção de Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994) tocado à meia-luz em boate ou piano-bar dos anos 1950 – década em que se ergueram no mar do Brasil canções menos melodramáticas e mais modernas.

É nessa atmosfera refinada que se ambienta Saudade da saudade, single que precede o álbum em que Alaíde Costa dá voz às canções do compositor paulista José Miguel Wisnik.

Intitulado O anel – Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik, o álbum tem lançamento programado pelo Selo Sesc para 8 de dezembro de 2020, data em que a cantora carioca completa 85 anos de vida. Já o single com a gravação de Saudade da saudade chega na sexta-feira, 4 de dezembro.

Música lançada na voz de Jussara Silveira em 1997, no primeiro álbum da cantora, e regravada por Eveline Hecker no álbum Ponte aérea (2003), Saudade da saudade é parceria de Wisnik com Paulo Neves. A canção ressurge com a sofisticação original no canto denso (mas não pesado...) de Alaíde Costa.

Na visão de Wisnik, Saudade da saudade é "uma canção sobre as canções". No registro feito por Alaíde com o piano tocado pelo próprio Wisnik, instrumento condutor da gravação formatada com a marcação sutil da bateria de Sérgio Reze e a pulsação do contrabaixo de Zeca Assumpção, Saudade da saudade parece expressar a nostalgia da modernidade daquele mar de canções que emergiram como ondas a partir dos anos 1950, renovando a música brasileira.

Saudade da saudade é bela amostra do álbum gravado por Alaíde Costa com produção musical de Alê Siqueira e com repertório que totaliza dez músicas de José Miguel Wisnik, sendo duas composições inéditas.

Entre as regravações, há Outra viagem, composição do então iniciante Wisnik apresentada em 1968 na voz de Alaíde Costa, intérprete que classificou a canção em 4º lugar na disputa paulistana do I Festival Universitário de Música Popular Brasileira (TV Tupi).

A julgar pelo single inicial Saudade da saudade, o álbum O anel está cravejado de diamantes verdadeiros.

Em gravação pautada por sofisticação vintage, Saudade da saudade mostra que, no universo musical, o mundo pode ser sempre um recomeço sem fim e razão. Mas, ainda assim, impregnado de grande beleza.
Acompanhantes Goiania