Flip 2020 anuncia edição virtual por causa de pandemia de coronavírus

Flip 2020 anuncia edição virtual por causa de pandemia de coronavírus
Data também foi alterada novamente. 18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 3 a 6 de dezembro de 2020. José Miguel Wisnik, ensaísta e crítico literário, na Flip 2019

Walter Craveiro/Flip/Divulgação

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2020 será em formato virtual devido à pandemia de coronavírus, segundo informou a organização do evento.

A programação da 18ª edição do evento será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da Festa, além de vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros.

Inicialmente, a Flip 2020 estava prevista para acontecer de 29 de julho a 2 de agosto, mas foi adiada para novembro em um primeiro momento. Agora, em seu formato virtual, a festa literária está programada para acontecer entre 3 e 6 de dezembro de 2020.

Estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (Londres, 1959 – vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana (Cali – Colômbia 1972) e o brasileiro Itamar Vieira Junior (Salvador-BA, 1979) para as mesas ao vivo.

"Este é um ano atípico, por isso optamos por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty", explica Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

Sem homenageado

Outra alteração para esta edição é que a Flip Virtual deixará de trazer a tradicional figura do autor homenageado.

No final de 2019, o evento já havia anunciado o nome de Elizabeth Bishop como autora homenageada para 2020. A americana seria a primeira estrangeira homenageada desde a criação do evento, em 2003.

"Entendemos que este ano a pandemia causou a morte de artistas imprescindíveis à nossa cultura, como o escritor Sergio Sant"Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc, o artista plástico Abraham Palatnik e a regente Naomi Munakata, entre muitos outros."

"Portanto, este não é um momento de celebração. Assim, não teremos um autor específico em destaque, iremos homenagear coletivamente os que partiram", destaca Liz.

Flip 2020 é adiada para novembro por causa do novo coronavírus
Acompanhantes Goiania