Google deixará de exibir anúncios invasivos em vídeo no Chrome

Google deixará de exibir anúncios invasivos em vídeo no Chrome

Sabe aquele vĂ­deo que aparece quando vocĂȘ entra em um site e não consegue fechĂĄ-lo antes de 30 segundos de reprodução? Pode ser que vocĂȘ nunca mais veja eles, pois esse é o plano do navegador Chrome, do Google, para seus usuĂĄrios. Isso sem precisar de um Adblock Plus, inclusive. Como parte dos esforços em bloquear anĂșncios invasivos, a empresa anunciou um novo conjunto de padrões para a publicidade em vĂ­deo.

Em nota sobre a nova medida, "o Chrome expandirĂĄ suas proteções ao usuĂĄrio e deixarĂĄ de exibir todos os anĂșncios em sites de qualquer paĂ­s que mostrem repetidamente esses anĂșncios perturbadores."

Essas novas diretrizes são baseadas nos dados da Coalition of Better Ads, que lista os trĂȘs tipos de publicidade, em vĂ­deo, que os usuĂĄrios mais detestam. De acordo com o levantamento, o Chrome adotarĂĄ postura contrĂĄria a esses tipos de anĂșncio e diz que os proprietĂĄrios desenvolvedores de pĂĄginas web terão quatro meses para encerrar a exibição de anĂșncios intrusivos, ou correrão o risco de perderem a publicidade em seus sites.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

A partir de agosto, o Chrome deixarĂĄ de exibir alguns anĂșncios em vĂ­deos considerados invasivos (Gif: Reprodução/ Coalition for Better Ads)

Entenda o que serĂĄ proibido

A Coalition for Better Ads pesquisou o comportamento de mais de 45.000 consumidores em todo o mundo e descobriu que a maioria dos usuĂĄrios fica especialmente irritada com os seguintes tipos de anĂșncios, que serão barrados:

  • AnĂșncios não ignorĂĄveis ??ou grupos de anĂșncios com mais de 31 segundos que aparecem antes de um vĂ­deo e que não podem ser ignorados nos primeiros 5 segundos;
  • AnĂșncios intermediĂĄrios de qualquer duração que aparecem no meio de um vĂ­deo, interrompendo a experiĂȘncia do usuĂĄrio;
  • AnĂșncios grĂĄficos ou de texto que aparecem na parte superior de um vĂ­deo, em reprodução, e estão no meio 1/3 da janela ou cobrem mais de 20% do conteĂșdo do vĂ­deo.

Prazo para a nova polĂ­tica

A partir de 5 de agosto, o Chrome não exibirĂĄ mais anĂșncios em sites que mostram repetidamente esses formatos. Inclusive, o YouTube terĂĄ de cumprir esses novos padrões. O navegador também afirma que revisarĂĄ seus planos de produtos em suas plataformas de anĂșncios.

HĂĄ anos o Google tenta bloquear anĂșncios em vĂ­deo como esses. O objetivo é filtrar esses anĂșncios, considerados mais nocivos, para que os usuĂĄrios não recorram a bloqueadores de anĂșncios, o que prejudica a receita geral da empresa.

Com esses esforços para melhor a navegação dos usuĂĄrios, desde 2018 o Google alega que as taxas de bloqueio de anĂșncios na América do Norte e Europa caĂ­ram significativamente no Chrome. Assim, espera que os novos padrões de anĂșncios reduzam ainda mais o uso dos bloqueadores.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Acompanhantes Goiania