Brasil, essa é sua cara!

Fotos disponíveis no Jornal do Porto impresso do dia 10-7-2020

Brasil, essa é sua cara!


Bloqueio 1

Nesses tempos de pandemia, vira e mexe alguém sugere fazer um bloqueio nas entradas da cidade para verificar as condições de saúde das pessoas que vêm de fora. Algumas cidades adotaram isso, como Santa Rita do Passa Quatro durante um tempo. Assim, alguns políticos daqui também já fizeram essa sugestão ao prefeito, como os vereadores Élcio Arruda e, mais recentemente, Gideon dos Santos.

Bloqueio 2

Tudo bem, a intenção é boa. Mas acredito que isto não daria certo em Porto Ferreira, devido suas inúmeras entradas e acessos. Muito diferente de Santa Rita, por exemplo. Senão, vejamos. São seis acessos pela via Anhanguera apenas no sentido capital-interior: pela via Syrio Ignátios, no primeiro portal da Avenida do Comércio, naquele acesso em frente ao Móveis Hans, no viaduto João Ruy, no segundo portal da rua Daniel de Oliveira Carvalho e no terceiro portal da Verallia.

Bloqueio 3

Na rodovia SP-215 são dois acessos, sendo um no trevo do bairro Cristo Redentor e o outro da avenida Redugelo da Paixão. Existe ainda um outro acesso pela estrada velha Pirassununga, que na sequência liga a avenida Comendador Assad Taiar.

Bloqueio 4

Esses acessos que eu citei são aqueles às regiões da cidade que ficam "dentro" da área delimitada pelas rodovias Anhanguera e SP-215. Mas existem muitos outros bairros que estão fora desta área, como Areia Branca, São Manoel, Águas Claras, Anésia 1 e 2, Santo Afonso, Las Palmas, Vila Real, Porto Bello 1 e 2, Centenário, Paschoal Salzano, Paulo Calisto, São Lázaro. Não é pouca coisa. Assim, torna-se praticamente impossível um bloqueio sanitário na cidade. Seria algo pouco eficaz e também não teria gente suficiente para trabalhar nisso.

Vantagens

Enquanto os servidores públicos da Prefeitura não podem mais receber gratificações nos salários e pagamento de 10 dias de férias em dinheiro, na Câmara essas vantagens continuam a todo vapor. É economicidade que fala, né?

Feriado

Ontem era para ser feriado no Estado de São Paulo, 9 de julho, dia da Revolução Constitucionalista de 1932. Mas, como todo mundo sabe, este feriado foi antecipado para uma sexta-feira do mês de maio, pelo governador João Dória. Na época, a medida era para tentar diminuir os deslocamentos de pessoas e, com isso, combater o coronavírus. Na época, também, a Capital antecipou outros feriados municipais e a região parou quase uma semana. Infelizmente, o governo paulista na ocasião só olhou para a Capital quando tomou a decisão, pois agora é que os casos estão aumentando no interior e seria bom um feriado prolongado por aqui. Mas, já foi.

Bancos

Toda semana de pagamento desde o início da pandemia está sendo assim. Filas enormes nos bancos e lotéricas, muita aglomeração e a chance de se espalhar ainda mais o vírus. Na semana passada, um leitor da coluna com mais de 70 anos de idade ficou mais de uma hora na fila de um banco – público, por sinal – para ser atendido. Não era ainda nem 5º dia útil. O leitor antecipou seus compromissos para justamente evitar fila e espera. Ele disse que a fila até que não estava tão grande, mas a demora chateou. E sabe por que demorou? Porque havia apenas UM caixa dentro da agência para fazer atendimento. É pra acabar.

Cobrança BRK 1

Enquanto por aqui os leituristas da BRK Ambiental voltaram a trabalhar e conferir os hidrômetros "in loco", em Palmas, a capital do Tocantins, a empresa, que também é responsável pelo fornecimento dos serviços de água e esgoto, anunciou que vai voltar a cobrar a taxa de esgoto integral dos consumidores. A cobrança havia sido reduzida após a aprovação de uma lei municipal em Palmas que diminuía os percentuais. A empresa conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Tocantins.

Cobrança BRK 2

A empresa informou que a cobrança da taxa mensal vai começar a ser cobrada integralmente já nas contas de julho e que analisa quando fará as cobranças retroativas, que também foram autorizadas pela Justiça. A BRK afirma que os meses entre fevereiro e junho terão a cobrança parcelada. Nos últimos meses a cobrança foi feita nos percentuais de 40% do consumo de água em imóveis residenciais e 50% para imóveis comerciais e públicos. A regra antiga, que voltou a valer, é de tarifa única de 80% para todos os imóveis.

Candidatos 1

E com o adiamento das eleições municipais para 15 de novembro, teremos mais tempo para especular e aguardar uma definição sobre a pergunta que não quer calar: quem serão os candidatos a prefeito? E os vices? Pelo andar da carruagem, parece que certo mesmo só o nome do atual prefeito Rômulo como candidato à reeleição. E a chance do Dr. Saldanha continuar como vice na chapa é grande.

Candidatos 2

No grupo da família Braga o ex-prefeito e meu xará André é o nome que aparentemente está sendo trabalhado. Ele mesmo não assumiu explicitamente a condição de pré-candidato, não divulgou chapa, não citou partidos que apoiam, mas vem fazendo há vários meses alguns movimentos e campanhas sociais para ter visibilidade entre o eleitorado. Só que surgiram boatos de que ele poderá não disputar, bem boatos são boatos, mas... e aí resta saber quem vai ser o candidato. Ou melhor, candidata, pois os nomes que são especulados são os das irmãs Renata, ex-prefeita, e Daniela, suplente de deputada estadual. E ainda cogitam a ex-primeira-dama e mulher de André, Ana Carolina. Bora esperar.

Candidatos 3

Pelos lados do grupo do MDB, do ex-prefeito Maurício Rasi e Viviane Santana, o nome do vereador Élcio Arruda "subiu no telhado". Não sei se a história daquela pesquisa que dizem que fizeram tem algo a ver com isso. O grupo tem outros nomes, como o despachante Kiko Ribeiro, o ex-vereador Maguila e o professor Henrique Pirondi, aquele que a gente está aguardando uma entrevista. Mas, com todo respeito a estes, o nome de Élcio hoje é o de maior visibilidade, por estar em seu terceiro mandato na Câmara. Mas será que apenas seu trabalho de vereador e o apoio do Dr. Maurício e grupo são suficientes para conquistar a vitória? Arriscar uma eleição para prefeito ao invés de tentar mais um mandato (com mais chances) na Câmara? Bora esperar também.

Candidatos 4

E surgiu também recentemente a teoria de que a oposição ao governo Rômulo vai se juntar – Bragas, Rasis etc. e tal – numa frente única e lançar um nome. E não seria nenhum desses medalhões que já ocuparam cargos políticos na cidade, mas um nome novo, "descontaminado", como os marqueteiros gostam de dizer. Tem boato de que poderia ser o de uma pessoa que é ligada aos bastidores do meio político e que teria recentemente se indisposto com o atual prefeito municipal. Será? Não acho muito provável. Bora continuar vendo o que dá.

Rede desligada

O Facebook suspendeu na quarta-feira uma rede de desinformação ligada à família Bolsonaro. Segundo a empresa, perfis que tentavam manipular a plataforma. Eles estão conectados a assessores do presidente e de seus filhos Eduardo, deputado federal, e Flávio, senador.

Reiteradamente

Após anunciar que está com covid-19 na terça, Bolsonaro voltou a defender na quarta-feira a cloroquina para combater a doença causada pelo coronavírus, mesmo sem evidência científica de que o remédio funciona. "Viverei ainda por muito tempo", disse o presidente. Só que ele está fazendo monitoramento cardiológico duas vezes por dia, porque o risco da cloroquina é causar arritmia. E o povão do SUS que tomar cloroquina, vai ter o mesmo privilégio de monitoramento?

Vetos sob análise

Bolsonaro vetou trechos de um projeto de lei com medidas voltadas à saúde de povos indígenas e quilombolas durante a pandemia do novo coronavírus. No mesmo dia, o ministro do Supremo Luís Roberto Barroso concedeu uma liminar em que obriga o governo a criar um plano de proteção para essas populações. É mais um capítulo do embate entre os Poderes.

Reflexão.

Continuamos sem Ministro da Educação, sem Ministro da Saúde (apenas interino) e agora sem Presidente da República (afastado pelo Covid19). Quem sabe agora o país vai para frente? Só para refletir.

Sem distinção

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse na quarta que o Brasil não terá tratamento diferenciado na hora de decidir quem pode e quem não pode entrar nos EUA. De acordo com ele, a abertura terá como guia condições sanitárias e científicas, não políticas.

Fome no mundo

A ONG Oxfam divulgou um estudo no qual estima que 122 milhões de pessoas podem passar fome este ano por causa dos efeitos da pandemia da covid-19. Países de renda média, como o Brasil, podem ser atingidos, além de dez nações tidas como mais vulneráveis – a maioria, na África.

Novas datas do Enem

O governo divulgou as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio, adiado por causa da pandemia. As provas presenciais serão em 17 e 24 de janeiro, e o Enem Digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Parabéns

Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos no trabalho de arrecadação de alimentos. mantimentos, materiais de limpeza e doações em geral. Mas principalmente ao povo ferreirense, aos empresários que fazem as doações. parabenizar aqueles que saem de suas casas para ajudar o próximo e não somente nessa época de pandemia. mas vemos que hoje mais do que nunca precisamos do amor das pessoas. Na verdade é gente ajudando gente. Agradecido a todos.