Fogo para limpeza de terrenos e pipas são problemas para a rede elétrica

Cooperativa de Energização e Desenvolvimento do Vale do Mogi (CERVAM) faz um alerta para dois tipos de ocorrências que colocam em risco a distribuição de energia elétrica

Fogo para limpeza de terrenos e pipas são problemas para a rede elétrica

A Cooperativa de Energização e Desenvolvimento do Vale do Mogi (CERVAM) faz um alerta para dois tipos de ocorrências que colocam em risco a distribuição de energia elétrica e que podem afetar a vida de muitos moradores de Porto Ferreira que são atendidos pela empresa.

Há cerca de duas semanas, um incêndio em uma moita de bambu derrubou vários deles sobre a rede elétrica, quebrando dois postes.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local. O fato ocorreu por volta das 13h40 do dia 26 de junho. Mais de 60 consumidores ficaram sem energia por 40 minutos. Depois de realizar manobras na rede, os técnicos da CERVAM conseguiram isolar o defeito. Mesmo assim, outros 7 consumidores ficaram sem energia por cerca de 5 horas até a conclusão do serviço.

Um outro problema que também afeta a rede elétrica, principalmente nesta época do ano, são as pipas. Empinar pipas próximo a rede elétrica pode causar graves acidentes, além de ocasionar o desligamento do sistema. Os pais devem orientar seus filhos para que não arrisquem soltar pipas perto da rede de energia. Além do risco de choque, a brincadeira pode oferecer outras consequências, como: acidentes por estarem distraídos, o cerol pode machucar pedestres, ciclistas, motociclistas e até as aves.

Lembrando que a linha da pipa, varetas, e rabiolas podem conduzir energia elétrica ao encostar nos cabos de alta tensão, provocando curto circuito que, na maioria dos casos, faz com que os equipamentos de proteção atuem desligando o sistema fazendo com que a população fique sem energia. Em determinadas situações pode até ocorrer o rompimento de cabos pelas linhas com cerol, ocasião em que os acidentes fatais podem acontecer.

Portanto, não solte pipas perto da rede elétrica, prefira os campos abertos ou locais apropriados. E lembre-se, não tente retirar as pipas, rabiolas e linhas que ficam enroscadas na rede. Esse tipo de situação é responsável por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica e também pode causar acidentes fatais.