BRK Ambiental aposta em tecnologia para garantir acesso a saneamento básico em Porto Ferreira

BRK Ambiental aposta em tecnologia para garantir acesso a saneamento básico em Porto Ferreira

Os recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados em nossas vidas. E isso não é diferente no saneamento básico. Da mesma maneira como ocorre em outros setores da sociedade, essa área também é beneficiada com o advento da internet, da tecnologia e os seus desdobramentos.

A tecnologia no saneamento pode trazer diversos benefícios como: melhoria na qualidade e nos processos; identificação mais precisa de danos e ameaças além da ampliação do acesso ao saneamento básico.

Em Porto Ferreira, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, utiliza constantemente diversas tecnologias para garantir à população acesso ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário.

Dentre as tecnologias utilizadas na cidade, está a Telemetria, que permite a transmissão remota de dados dos macromedidores instalados nas redes de distribuição.

Os macromedidores são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes para medir a quantidade de água enviada para os setores de abastecimento do município. Com os equipamentos é possível calcular o quanto de água um bairro recebeu e o total, de fato, consumido pelos moradores (esse medido via hidrômetro). A diferença dessa conta representa possíveis desperdícios, por isso esses dados serão analisados para direcionar os investimentos em combate às perdas, orientando a busca por vazamentos e irregularidades.

Os dados coletados nos macromedidores são enviados a uma central de monitoramento que acompanha e avalia como o sistema de distribuição de água tem se comportado.

"Quando há alguma alteração, algum bairro começa a receber menos água do que o normal, por exemplo, imediatamente, enviamos uma equipe para identificar o possível problema. Como os dados chegam mais rápidos, as medidas adotadas são mais rápidas e o abastecimento não é interrompido", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Recomendações

Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. O período também exige atenção redobrada com a limpeza e higiene pessoal e, nesse sentido, é fundamental alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de água, o que pode também auxiliar no controle do orçamento, com a redução do consumo mensal.

Além disso, é importante realizar a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos nas redes coletoras de esgoto.

"É sempre importante reforçar que a água é um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito é deve ser utilizado de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal", recomenda o gerente.

Confira dicas de como fazer o consumo consciente da água no Blog da BRK Ambiental.

Acompanhantes Goiania