Mensagem Pascal do Padre Amarildo Marçoli

Ao celebrarmos a memória da Páscoa do Senhor, assumimos e renovamos, como Igreja discípula-missionária, mãe-acolhedora-misericordiosa o compromisso da construção do Reino de Deus entre nós.

Mensagem Pascal do Padre Amarildo Marçoli

Jesus Cristo Ressuscitou, verdadeiramente. Esta é rocha firme da nossa fé cristã sobre a qual se edifica a Igreja. O anúncio fundamental da comunidade de fé traz essa boa notícia (Evangelho), como mensagem que ilumina toda a vida.

Afirmar que o crucificado - morto por uma pena de violência imposta pelos poderes vigentes – está vivo, ressuscitou, não é apenas uma declaração de um fato isolado na vida de Jesus. A ressurreição assegura toda a verdade sobre a vida do Filho de Deus. Sua vida e missão revelam a presença amorosa de um Deus misericordioso, Pai-Mãe da vida, que acolhe os pequenos e pobres, porque deles é o reino dos céus.

Ao celebrarmos a memória da Páscoa do Senhor, assumimos e renovamos, como Igreja discípula-missionária, mãe-acolhedora-misericordiosa o compromisso da construção do Reino de Deus entre nós. Anunciar a paixão, morte e ressurreição Daquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo. 14,6), na vitória da sua Páscoa, afirmamos, igualmente, a dignidade e a primazia da vida como dom de Deus. Na páscoa de Cristo está contida a vida para todos, vida para os pobres, vida para a nossa casa comum. A Ressurreição não é somente uma afirmação nossa, não depende exclusivamente da nossa fé. É a realidade mais íntima e abrangente de todas as coisas. Preenche todo o universo. É o fluxo da vida. É o sopro do Espirito de Deus que flui do Pai e do Filho, colocando em tudo o movimento pascal-passagem – do menos (morte, egoísmo, ganância...) para o mais ( vida, amor, partilha, comunhão....).

O Apóstolo Paulo afirma este princípio crístico-universal do ressuscitado: "O Cristo vivente é o princípio e fim de todas as coisas. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois é Nele que foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, tronos, dominações, principados, potestades, tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas e Nele todas as coisas têm consistência. Ele é a Cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio, o Primogênito dentre os mortos, de sorte que em tudo tem a primazia. Pois Deus quis fazer habitar Nele toda a plenitude e, por Ele, reconciliar consigo todos os seres, tanto na terra como no céu, estabelecendo a paz, por meio Dele, por seu sangue derramado na cruz". (Colossenses 1,15-20).

Deus é vida. Vida plena para toda a criação, dom maior do amor trinitário entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo que se manifesta no tempo, na história e na vida de toda a obra criadora.

Permitamos adentrar o mistério de vida e de amor daquele que faz novas todas as coisas e nos deixemos envolver na beleza de sua paz reconciliadora e curadora para a festa da vida na grande comunhão humano-ecológica.

Esta é a nossa esperança. Em meio às dores, sofrimentos, feridas, morte que nos afligem, somos chamados pelo próprio Deus-Trindade a habitar no espaço vital e amoroso do seu eterno amor.

Colocando nossas vidas como dom e compromisso, possamos experimentar a força da páscoa de Cristo em nossa fragilidade humana e misérias históricas. Resplandeça sua luz gloriosa em nossa escuridão existencial. Em todo canto, viva a mãe-vida plena da vida nova do Cristo vivente, gestando e pulsando na força do Espírito num novo mundo. Deus em nós e a criação toda em Deus. Venha-nos este tempo e permitamos este novo espaço com mais vida plena para todos! Feliz Páscoa da Ressurreição. Amém. Aleluia.

Acompanhantes Goiania