Trabalho da BRK, em Porto Ferreira, evita que 668 milhões de litros de esgoto sejam despejados em rios e córregos

Resultado é possível graças aos avanços no sistema de esgotamento sanitário na cidade

Trabalho da BRK, em Porto Ferreira, evita que 668 milhões de litros de esgoto sejam despejados em rios e córregos

Somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, mais de 668 milhões de litros de esgoto sem tratamento deixaram de ser despejados nos rios e córregos de Porto Ferreira. Isso só foi possível devido ao trabalho realizado na cidade pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade. Porto Ferreira tem 100% do esgoto coletado e tratado.

Só nos dois primeiros meses do ano já foi possível evitar que 267 piscinas olímpicas de esgoto fossem despejadas nos rios da cidade.

O resultado obtido em Porto Ferreira é bem diferente do cenário do restante do país. É o que mostra o "Esgotômetro", do Instituto Trata Brasil, que desde o dia 1º de janeiro de 2024 acompanha a quantidade de esgoto sem tratamento despejados na natureza. Até agora, mais de 412.973mil piscinas olímpicas de esgoto foram despejadas na natureza.

Segundo o Ranking do Saneamento 2023, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados são tratados.

O "Esgotômetro", que tem como base os dados do IBGE de 2021, mostra ainda que mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

"O tratamento de esgoto universalizado é um privilégio do município de Porto Ferreira e fruto dos investimentos realizados pela concessionária. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.