Brasil é o 4º país mais viciado em celular no mundo

Especialistas recomendam que as pessoas limitem o tempo de uso de seus celulares e adotem hábitos saudáveis

Brasil é o 4º país mais viciado em celular no mundo

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking dos países mais viciados em celulares, segundo um estudo realizado pela Universidade McGill de Montreal, no Canadá. O país fica atrás apenas da China, Arábia Saudita e Malásia.

Já os países que usam menos celulares são Alemanha, França, Suíça, Bélgica e Nigéria. O estudo sugere que países com uma cultura mais coletivista, onde as conexões interpessoais são altamente valorizadas, podem apresentar taxas mais elevadas de vício em smartphones.

O vício em celular, também conhecido como nomofobia, tem se tornado um problema crescente em todo o mundo, com pessoas passando cada vez mais tempo conectadas às telas. No Brasil, o uso excessivo de smartphones tem sido associado a problemas de saúde como deficiências cognitivas, dificuldade no estudo, piora na qualidade do sono e, em alguns casos, até depressão.

Especialistas recomendam que as pessoas limitem o tempo de uso de seus celulares e adotem hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, passar tempo com amigos e familiares e se envolver em atividades que não envolvam telas.

A psicoterapia pode auxiliar no tratamento do vício em celular, pois ajuda a compreender as causas do comportamento e a aprender técnicas para lidar com as compulsões e ansiedades. Existem também centros de reabilitação especializados em atender pessoas viciadas em tecnologias, oferecendo suporte e tratamento para superar a dependência.