Celebração do Dia da Árvore fortalece compromisso com o meio ambiente em Porto Ferreira

O plantio de árvores não apenas contribui para a restauração de áreas degradadas, mas também ajuda na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e na promoção da biodiversidade

Celebração do Dia da Árvore fortalece compromisso com o meio ambiente em Porto Ferreira

No dia 21 de setembro de 2023, em uma comemoração especial do Dia da Árvore, o Instituto AviS, em parceria com a Usina Ferrari e o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, realizou um evento marcante que reforçou o compromisso das instituições com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável da região.

A celebração foi protagonizada pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Bráulio Teixeira, que se empenharam no plantio de 60 mudas de espécies nativas da região. Os alunos do terceiro ano dos períodos da manhã e tarde da escola Bráulio Teixeira participaram ativamente da ação, demonstrando seu compromisso com a preservação ambiental.

Diversas personalidades estiveram presentes para prestigiar o evento, incluindo Sérgio de Oliveira, Presidente da Câmara Municipal, Alan João, Secretário de Obras de Porto Ferreira, Maria Cecília, Secretária de Educação de Porto Ferreira, Paloma Azevedo, Presidente do Solar de Porto Ferreira, Lucas diretor da instituição Solar, André de Lucca, Gestor do Parque Estadual de Porto Ferreira, Dirceu Denardi, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Ferreira, além dos membros do conselho do meio ambiente Paulo Roberto e Pedro, e Felipe Lamelas, Gestor da Casa dos Conselhos de Porto Ferreira.

Representantes da Usina Ferrari, uma importante parceira do evento, também estiveram presentes, incluindo Ligia Tambasco Masteghin, Analista de Meio Ambiente, Ronydes Batista Junior, Coordenador de Qualidade e Meio Ambiente, e Letícia Fernanda de Lima, Analista de Comunicação. Paulo Carvalho, da Rádio Comunidade e Jornal do Porto, e Marcos Mourão, do Porto Ferreira Hoje, registraram o evento, garantindo que a celebração alcançasse um público mais amplo.

Além dos alunos e das autoridades, voluntários do Instituto AviS, como Ana Elisa, Ana Lúcia, Guilherme, Natan e Marcos, também se uniram à causa. O evento contou ainda com o apoio da Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, que doou 10 mudas, e da Quitanda do Queijinho, que contribuiu com duas melancias para refrescar os participantes.

Durante o plantio, foram cuidadosamente escolhidas espécies nativas, levando em consideração a importância da manutenção da biodiversidade local. Os estudantes receberam orientações sobre a importância das árvores e os benefícios que elas trazem para o ecossistema e para a qualidade de vida da comunidade.

A parceria entre o Instituto AviS e a Usina Ferrari ressalta o compromisso das instituições com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Eventos como este desempenham um papel vital na conscientização da população sobre a necessidade de preservar e valorizar as árvores, reconhecendo sua importância para o equilíbrio ambiental.

O plantio de árvores não apenas contribui para a restauração de áreas degradadas, mas também ajuda na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e na promoção da biodiversidade. Além disso, as árvores desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar, na redução da poluição sonora e na provisão de sombra, proporcionando diversos benefícios para a comunidade local.

Este evento foi uma demonstração concreta de como a colaboração entre organizações e a participação da comunidade podem ter um impacto positivo na preservação do meio ambiente e na construção de um futuro mais sustentável para Porto Ferreira e região. Nossos parabéns também vão para o idealizador do projeto, Mario Salviato, cujo compromisso com a causa ambiental é inspirador e fundamental para o sucesso dessa iniciativa.