Escola CAIC João Teixeira celebra a importância do jornal impresso na educação

A proposta foi mostrar aos alunos não apenas a importância histórica desse meio de comunicação, mas também como ele pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e comunicação, além de estimular o pensamento crítico

Escola CAIC João Teixeira celebra a importância do jornal impresso na educação

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Escola CAIC João Teixeira, meio dos quartos anos da EMEF, realizaram uma atividade marcante para seus alunos, destacando a relevância do jornal impresso como uma ferramenta fundamental na comunicação e educação. Essa iniciativa mostrou como essa mídia não apenas dissemina informações, mas também promove o desenvolvimento da escrita, da linguagem e a formação de cidadãos críticos em nossa comunidade.

É inegável que a era digital trouxe consigo uma revolução na forma como consumimos informações. Com a ascensão da internet e das redes sociais, muitas vezes nos vemos imersos em um mar de notícias instantâneas e superficiais, deixando de lado uma das formas mais tradicionais de comunicação e informação: o jornal impresso.

Foi nesse contexto que a Escola CAIC João Teixeira decidiu abordar o tema do jornal impresso durante o bimestre letivo, com foco no 4º ano da EMEF. A proposta foi mostrar aos alunos não apenas a importância histórica desse meio de comunicação, mas também como ele pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e comunicação, além de estimular o pensamento crítico.

Para muitos alunos, essa iniciativa foi uma verdadeira descoberta, uma vez que alguns deles nunca haviam tido contato com um jornal impresso antes. No entanto, com o auxílio de materiais didáticos como os Livros Currículo em Ação, Aprender Sempre e o Jornal do Porto, disponíveis na escola, eles puderam explorar o conteúdo jornalístico e se encantaram com as diversas informações e histórias presentes nas páginas do jornal.

A primeira etapa dessa jornada educacional consistiu em trazer reportagens de casa e compartilhá-las com os colegas de sala. Isso não apenas incentivou a leitura, mas também promoveu discussões saudáveis sobre diversos tópicos abordados nas reportagens.

Em seguida, os alunos foram divididos em grupos, e cada grupo escolheu uma reportagem para estudar mais a fundo. Eles realizaram a leitura crítica, fizeram anotações relevantes e prepararam-se para apresentar um seminário sobre o assunto escolhido. Essa etapa foi fundamental para que os estudantes desenvolvessem suas habilidades de pesquisa, análise e comunicação oral.

Uma das experiências mais marcantes ocorreu durante a tarde de terça-feira, 26 de setembro, e a manhã de quarta-feira, 27 de setembro, quando os alunos tiveram a oportunidade de visitar a redação do Jornal do Porto. Durante a visita, eles puderam conhecer de perto todo o processo que envolve a criação, edição e impressão do jornal semanal. Além disso, tiveram a chance de aprender sobre a rica história deste veículo de comunicação, que conta com 46 anos de edições ininterruptas.

O Diretor do Jornal do Porto, André Bellini, expressou seu apoio entusiasmado a essa iniciativa educacional, destacando a importância do jornal impresso como um veículo que não apenas informa, mas também educa. Ele também agradeceu à Secretária de Educação Maria Cecilia, à diretora da unidade escolar Juliana Martinez e às professoras Denise Cândido Pereira, Marina Nayara Servilha, Flávia Lucato Gomes e Cristiane Maria Stocco Ramos, que acompanharam e monitoraram a visita dos alunos.

Essa experiência exemplar na Escola CAIC João Teixeira serve como um lembrete de que, mesmo em uma era digital, o jornal impresso continua a desempenhar um papel valioso na educação e no desenvolvimento de habilidades críticas de pensamento. Além disso, demonstra como a parceria entre escolas e instituições de mídia pode enriquecer a experiência educacional dos alunos, oferecendo oportunidades únicas de aprendizado prático. Portanto, valorizar o jornal impresso é também valorizar o conhecimento, a comunicação e a formação de cidadãos críticos em nossa comunidade.