Banco de Multitecidos do MS teve aumento de 44% nas captações em 2023

A marca considera o per√≠odo desde a inauguração da unidade, em setembro de 2002, quando o foco era o trabalho somente com ossos e tendões

Banco de Multitecidos do MS teve aumento de 44% nas captações em 2023

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado nesta quarta-feira (27), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Sa√ļde, superou 1,5 mil doadores de tecidos musculoesqueléticos, que incluem ossos, tendões, meniscos e cartilagens. "É uma virada importante, que abrange todos os tecidos que a gente trabalha para captar para transplante", disse à Ag√™ncia Brasil o chefe do Banco de Multitecidos do Instituto, Rafael Prinz.

A marca considera o per√≠odo desde a inauguração da unidade, em setembro de 2002, quando o foco era o trabalho somente com ossos e tendões. Em setembro de 2013, surgiu o Banco de Olhos e, em abril de 2017, o Banco de Pele. "A gente foi agregando os tecidos que poderia captar e disponibilizar para transplante". Atualmente, o Banco do Into é Multitecidos e envolve não só os tecidos musculoesqueléticos, mas também globos oculares e pele.

De janeiro a agosto deste ano, o Into registrou 215 captações de tecidos, entre córneas, pele e tecidos musculoesqueléticos, com aumento de 44% em comparação a igual per√≠odo do ano passado. Desse total, foram 173 captações de tecido ocular, 29 de tecido musculoesquelético, 30 peças englobando osso, tendão, cartilagem, e 13 captações de pele. Em 2022, o banco foi o maior distribuidor de tecidos para a realização de cirurgias ortopédicas no Brasil: mais de 43% dos transplantes de tecido musculoesquelético do pa√≠s foram feitos com ossos, tendões e outros tecidos disponibilizados pelo Into.

Meta

Prinz diz esperar conseguir "mais do que dobrar" o n√ļmero de córneas captadas este ano. "Seria muito bom chegar a 900 córneas transplantadas, provenientes do nosso banco. Para isso, a gente precisa da ajuda da população". A fila atual de transplante no estado do Rio de Janeiro alcança cerca de 4 mil pessoas esperando uma córnea. "É uma situação que a gente quer muito ajudar a mudar. Se consegu√≠ssemos, este ano, fazer perto de mil transplantes, isso j√° ajuda muito, diminui bastante o tempo de espera nessa fila, apesar de nós não sermos o √ļnico banco que atende essa fila estadual". O médico destacou a necessidade de sensibilização da população para a doação para, com isso, aumentar o n√ļmero de transplantes e fazer mais pessoas voltarem a enxergar.

Ele previu ainda um recorde na captação de globos oculares. Ele estima que, até o fim deste ano, o n√ļmero de globos oculares captados, no total de 332 até agora, seja o maior desde a inauguração do Banco de Olhos, em 2013. "Do ponto de vista de tecido ocular, est√° sendo um ano muito bom para a gente. Nos √ļltimos dez anos, este é o melhor ano em captação de tecido ocular. Isso é muito bom para a gente poder fazer um n√ļmero maior de pessoas podendo voltar a enxergar", reiterou.

Captações

O chefe do Banco de Multitecidos explicou que uma doação pode gerar uma captação de tecidos de dois globos oculares, de pele, ossos, tendões e até cartilagem articular para transplantes. "Eu ter a magnitude de quanto isso gera l√° na ponta é muito amplificado. Um √ļnico doador, se conseguir ser apto e tiver até uma idade mais jovem, a gente consegue enquadrar nas faixas de captação de todos esses tecidos e ele potencializa muito o n√ļmero de receptores. A gente costuma dizer que pode chegar a mais de 50 pessoas sendo beneficiadas com uma √ļnica doação, dependendo da faixa et√°ria do doador e das indicações que a gente for fazer de preparação desses tecidos para transplante. A gente consegue o nosso banco magnificar muito uma doação".

Para se ter uma ideia, Prinz informou que dois globos oculares doados geram quatro produtos: duas córneas e duas escleras (tecido fibroso externo que reveste o globo ocular, também conhecido como "branco do olho"). J√° cada captação de tecido musculoesquelético fornece, em média, 30 peças, como osso, tendão, cartilagem, entre outras. Depois de processadas, essas peças podem beneficiar pelo menos 50 pessoas. Em relação à pele, são captados, em média, mil cent√≠metros quadrados (cm¬≤) por doador.

Conscientização

Na avaliação de Prinz, a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos continua sendo fundamental, porque o √≠ndice de recusa familiar ainda é grande. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes mostram que, no primeiro semestre de 2023, 33% das fam√≠lias de potenciais doadores notificados no estado do Rio de Janeiro não autorizaram a doação. No Brasil, o n√ļmero chegou a 49%. "É a fam√≠lia que vai autorizar a doação. Por isso, é muito importante que a pessoa comunique ainda em vida aos familiares o seu desejo de ser um doador", disse o especialista.

Graças ao tecido musculoesquelético disponibilizado pelo Banco de Multitecidos do Into, Isaac Bertolino, de 18 anos, j√° consegue voltar a jogar bola com os amigos. O estudante, apaixonado por futebol, foi submetido a um transplante que evitou a amputação da perna. Em 2019, Isaac foi diagnosticado com osteossarcoma, tipo mais comum de tumor ósseo maligno prim√°rio, que atinge com mais frequ√™ncia crianças, adolescentes e jovens adultos.

Foi através de um transplante ósseo (parte inferior de uma t√≠bia), que substitui os ossos doentes por ossos saud√°veis de doadores, que o estudante, além de passar pela ressecção do tumor, ganhou a chance de continuar com a mobilidade dos membros inferiores.

Distribuição

Pioneiro no Brasil, o Banco de Multitecidos do Into é respons√°vel pela captação, processamento e distribuição de córnea, pele e tecidos musculoesqueléticos para utilização em cirurgias de transplantes nas √°reas de ortopedia e odontologia.

O Instituto mantém equipes preparadas para realizar captações 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano. Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito. No banco de tecidos, todo o material coletado é analisado até que seja liberado para a distribuição. A partir da√≠, ele ser√° disponibilizado, sob demanda, para qualquer equipe e instituição cadastrada no Sistema Nacional de Transplantes.

Acompanhantes Goiania