História da Pastoral da Juventude: COJAC tem reencontro após três décadas

Recordar e resgatar a história da Pastoral da Juventude

História da Pastoral da Juventude: COJAC tem reencontro após três décadas

Recordar e resgatar a história da Pastoral da Juventude é um ato maravilhoso de rever pessoas, olhos e sorrisos de dezenas de jovens que foram se tornando protagonistas por causa do projeto de Jesus Cristo.

No final da década de 1970 e no início dos anos 1980, a Igreja vivia um período de grandes expectativas, pois Medellín e Puebla trouxeram novos ares para a ação pastoral com a opção concreta pelos pobres e pelos jovens. Esta opção possibilitou ampliar o trabalho que vinha sendo desenvolvido com a juventude em movimento, para a construção de uma proposta mais orgânica.

Em Porto Ferreira, na Paróquia de São Sebastião, no ano de 1984, o recém chegado padre Ocimar Francisco Francatto organizou encontro com os jovens ferreirenses. A partir daí surge o Cojac (Comunidade de Jovens Amigos em Cristo).

Para melhor acompanhar a organização e formação dos jovens, iniciou-se a articulação de encontros semanais com o propósito de melhorar a comunicação e proporcionar o intercâmbio e a sistematização de experiências. O grupo de jovens, no seu todo, foi valorizando e incluindo em sua caminhada novas experiências de trabalho com a juventude a partir de seu meio específico, animação e coordenação de missas, visitas às instituições, tarde de lazer nos bairros com brincadeiras recreativas, gincanas com arrecadação de mantimentos, criação do jornal Mosaico Jovem, grupo de teatro, exigindo uma nova forma de se articular e se organizar. Grupo que ativamente atuou até meados da década de 1990.

Há tempos alguns integrantes estudavam a possibilidade de um encontro para uma confraternização. Aproveitando o feriado da proclamação da República, na terça-feira (15) cerca de 30 integrantes conseguiram promover o tão sonhado momento.

Foi um dia de muita emoção e também de ação. O encontro serviu a para Vinicius Carlos da Silva, chefe da Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do município de Porto Ferreira, apresentar o projeto memorial digital e anunciar que o jornal Mosaico Jovem foi digitalizado e passará a fazer parte deste arquivo.

Foi o primeiro encontro após três décadas e, a partir de agora, um grupo de WhatsApp foi criado para troca de lembranças, fotos e a ferramenta para agendar outros encontros, que passarão a fazer parte da rotina deste grupo.

Confira as fotos deste momento celebrativo.


COJAC 2022