A inusitada advertência da Apple sobre risco ao iPhone com vibrações de motos

A inusitada advertência da Apple sobre risco ao iPhone com vibrações de motos
Motores de alta potência podem danificar sistema de câmeras, alerta empresa. Problema são as vibrações intensas de alta amplitude geradas pelos motores potentes

Getty Images via BBC

A Apple emitiu aviso aos usuários de iPhone alertando que motocicletas com motores potentes podem danificar o sistema de câmeras dos telefones da marca.

As vibrações do motor podem prejudicar o estabilizador de imagem (OIS na sigla em inglês, de "optical-image stabilisation") e o foco automático ("closed-loop autofocus"), disse a empresa em comunicado.

Diversos modelos seriam suscetíveis aos danos.

LEIA MAIS:

Novos iPhones, relógios e mais: o que esperar do evento da Apple

Apple libera correção para brecha de segurança usada por software de espionagem Pegasus

Assim, a recomendação é que o aparelho não seja afixado em motocicletas potentes – muitas vezes o telefone é colocado em um suporte conectado ao guidão do veículo para que o motorista acesse aplicativos de navegação durante seu trajeto.

Em motocicletas com motores menos potentes, como scooters, a Apple aconselha que os usuários utilizem acessórios para telefone que amortecem vibrações.

A empresa explicou que motores de alta potência geram "vibrações intensas de alta amplitude" que se propagam pelo quadro e pelo guidão do veículo e podem danificar sistemas que são projetados para melhorar a qualidade da imagem, neutralizando movimento, vibrações e os efeitos da gravidade.

"A exposição direta a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência pode deteriorar o desempenho desses sistemas e levar à redução da qualidade de imagem de fotos e vídeos", diz o texto.

Nas redes sociais, vários donos de motos disseram que seus iPhones foram danificados após serem presos no suporte na estrutura dos veículos.

Veja como evitar o golpe da maquininha quebrada:

Fantástico mostra como se proteger de golpe que explodiu com a pandemia