Google vai permitir que menores de idade solicitem retirada de suas fotos das buscas

Google vai permitir que menores de idade solicitem retirada de suas fotos das buscas
Vídeos no YouTube enviados por pessoas com menos de 18 anos ficarão marcados como privados na configuração padrão. Empresa também vai limitar direcionamento de anúncios para esse grupo. Logo do Google em uma convenção de tecnologia em Paris, na França, em 25 de maio de 2018

CHARLES PLATIAU/Reuters

O Google anunciou nesta terça-feira (10) que vai permitir que menores de idade ou seus responsáveis solicitem a remoção de suas fotos dos resultados das buscas.

Um formulário para fazer o pedido de remoção estará disponível na página de suporte da empresa "nas próximas semanas", segundo um comunicado.

A companhia destaca que essa remoção não significa que a foto será removida da internet, mas que deixará de ser mostrava nos resultados do Google Imagens.

Foi anunciado ainda que menores de 18 anos terão seus novos envios de vídeos no YouTube pré-definidos como privados – nessa configuração, o conteúdo só pode ser visto pelo próprio usuário ou pessoas que ele autorizar.

LEIA MAIS: Perfis de menores de 16 anos no Instagram serão configurados como privados na hora do cadastro

Likee, a rede social 'moda' entre crianças que virou alvo de pedófilos

Como saber se está sendo alvo do crime de 'stalking'

Mudanças nos anúncios

Haverá mudanças também no direcionamento de anúncios para os menores de idade, em um movimento similar ao que o Facebook anunciou no final de julho.

A plataforma de publicidade do Google, que gera a maior parte da receita da empresa, permite definir parâmetros para atingir um público-alvo.

Com isso, é possível mostrar publicidade específica para quem gosta de futebol, por exemplo, levando em consideração o tipo de conteúdo que aquele usuário interagiu anteriormente ao navegar na internet.

A partir "dos próximos meses", os anunciantes não vão poder segmentar publicidade com base em idade, gênero ou interesses para quem tem menos de 18 anos.

O rastreio através de diferentes sites é possível por meio dos cookies. Entenda o que eles são no vídeo abaixo:

O que são 'cookies' na web e quais riscos eles representam?

Os menores de idade também não poderão ativar a configuração do Histórico de Localização, que rastreia onde alguém esteve para oferecer sugestões no Maps e outros produtos.