Spotify lança Greenroom, concorrente do Clubhouse, com salas de áudio ao vivo

Spotify lança Greenroom, concorrente do Clubhouse, com salas de áudio ao vivo
Aplicativo de streaming comprou empresa especializada em março planejando estreia em salas de bate papo por voz. Novidade funciona separada da plataforma de músicas. Spotify Greenroom é um app de conversas por voz ao vivo

Divulgação/Spotify

O serviço de streaming de música Spotify anunciou nesta quarta-feira (16) a chegada do Greenroom, um novo aplicativo de conversas por voz que irá concorrer com o Clubhouse – que bombou no início do ano.

Disponível gratuitamente para iPhones e celulares Android no Brasil e mais outros 134 país, o Spotify Greenroom vai funcionar de forma separada à plataforma de música, mas os usuários têm a opção de usar o mesmo login para ambos os apps.

ENTENDA: O que é o Clubhouse e como ele funciona?

Qualquer pessoa pode criar uma sala de áudio para ser anfitrião ou participar de outras conversas como espectador ou convidado. Não há a necessidade de convites para se cadastrar.

Os ambientes são definidas por temas, mas é possível criar espaços livres – o limite é de 1.000 pessoas simultâneas.

Nos eventos maiores, um moderador pode controlar o fluxo da conversa e é possível "levantar a mão" para pedir a palavra. A audiência pode "aplaudir" dando uma espécie de moeda virtual, que é exibida ao lado do perfil dos usuários.

Spotify Greenroom é um aplicativo separado da plataforma de música

Divulgação/Spotify

O Spotify Greenroom também terá uma opção para transformar as conversas em podcasts, que podem ser hospedados na plataforma de streaming.

Os áudios são todos gravados para haver moderação e combate ao discurso de ódio, segundo a empresa.

A novidade é fruto de uma aquisição feita pelo Spotify em março, quando a companhia comprou a desenvolvedora Betty Labs, que tinha experiência no mercado de áudio ao vivo com outro aplicativo, o Locker Room.

Popularidade de apps por voz

Os serviços de conversas por voz ganharam tração no início desse ano com a explosão do Clubhouse, o que atraiu os olhares de concorrentes.

O Twitter, por exemplo, disponibilizou no início de março o recurso de áudio "Spaces" para pessoas que usam Android.

O "Spaces" é um recurso em testes no Twitter, lançado em dezembro passado. Nele, usuários criam salas de áudio para bater papo ou reunir uma plateia em tempo real – ideia muito similar ao Clubhouse.

O Facebook, dono do Instagram, anunciou em abril uma série de novidades de áudio, incluindo provável rival desses apps.

Veja como fazer downloads seguros de aplicativos:

Download seguro: saiba como baixar programas legítimos