WhatsApp inclui carrinho de compras em conversas com lojas

WhatsApp inclui carrinho de compras em conversas com lojas
Negócios que vendem diversos produtos poderão mostrar um catálogo para os clientes dentro do chat. Opção serve para organizar pedidos, e não inclui solução de pagamento. Lojas que usam o WhatsApp para vender diversos produtos poderão mostrar um catálogo para os clientes dentro do chat.

REUTERS/Thomas White

O WhatsApp incluiu nesta terça-feira (8) uma opção de carrinho de compras nas conversas com lojas. O recurso vai ajudar a organizar pedidos e, pelo menos por enquanto, não inclui uma solução de pagamentos integrada.

Os clientes podem acessar o catálogo e o carrinho por meio de um ícone de loja que aparecerá no topo da tela nas conversas com empresas que utilizam a versão "Business" do app.

Ao navegar pelos itens, o cliente verá a opção "adicionar carrinho". Para finalizar o pedido, será preciso apertar o ícone de enviar mensagens que aparece no canto de baixo da tela.

As opções de pagamento devem ser combinadas com a loja pelo chat, pois o aplicativo ainda não oferece uma opção financeira integrada do app.

Ao G1, o aplicativo disse que incluir um método de pagamentos faz parte da sua estratégia, mas ainda não há previsão para esse lançamento.

Opção de catálogo e carrinho de compras no WhatsApp.

Divulgação/WhatsApp

O WhatsApp chegou a iniciar um teste para pagamentos dentro dos chats em junho deste ano, mas a plataforma foi barrada pelo Banco Central e pelo Cade alguns dias depois. Esse recurso ainda não tem data para estrear, mas atualmente é testado na Índia.

A função de carrinho de compras havia sido anunciada pelo WhatsApp em outubro. Na ocasião, o material promocional mostrava opções de pagamento.

Por enquanto, essa é uma "alternativa para clientes enviarem seus pedidos a empresas que vendem vários itens, como restaurantes ou lojas de roupas", explica o WhatsApp. O carrinho de compras vai aparecer automaticamente para as empresas que já usam a opção de catálogo de produtos.

Veja os vídeos mais assistidos do G1