Wi-Fi Direct: saiba o que é e como funciona

Wi-Fi Direct: saiba o que é e como funciona

O Wi-Fi Direct é uma ferramenta poderosa de transmissão de arquivos via o sistema Wi-Fi, que permite parear dois ou mais dispositivos através de suas portas de rede. Esta tecnologia permite que dispositivos estabeleçam uma conexão direta através de um sinal wireless sem a necessidade de um roteador sem fio.

A tecnologia ficou popular há alguns anos, porém poucos ainda conhecem seu real poder. Confira neste artigo como funciona, como ativar e conectar o Wi-Fi Direct em seu dispositivo:

Como funciona o Wi-Fi Direct?

Os dispositivos que possuem a tecnologia do Wi-Fi Direct estabelecem uma conexão de proximidade mantendo um protocolo chamado P2P (peer-to-peer). Este tipo de conexão indica que os dispositivos utilizarão as próprias portas de rede para envio de dados pelo Wi-Fi sem a necessidade de um roteador de internet.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

O Wi-Fi Direct conecta dois ou mais dispositivos através de suas portas de rede / Imagem: Reprodução

Quando um dispositivo entra no alcance do Wi-Fi Direct, ele é capaz de se conectar e coletar informações utilizando um sistema de transferência chamado Wi-Fi Protected Setup, que permite que os pontos de acesso sejam configurados apenas com o uso de um PIN ou outra identificação.

Atualmente, a tecnologia está disponível para dispositivos Android, iOS, impressoras e smart TVs de marcas como Sony, LG e Philips. Além destes itens, a tecnologia também está presente em consoles de videogames, como o Xbox One e o Nvidia Shield. Pela simplicidade e praticidade, a tecnologia pode substituir o Bluetooth em diversos casos.

As vantagens do Wi-Fi Direct

Analisando rapidamente, a tecnologia pode parecer muito com a transferência de dados em Bluetooth. No entanto, o que diferencia as duas tecnologias é que o Wi-Fi Direct possui mais segurança e mais velocidade na troca de dados entre os dispositivos, além de enviar arquivos maiores que os suportados pelo Bluetooth.

Uma das grandes vantagens da tecnologia é a possibilidade de estabelecer conexão com dispositivos de marcas diferentes. Ele pode conectar facilmente um smartphone e uma smart TV de empresas diferentes e ainda pode efetuar impressão de arquivos diretamente de dispositivos móveis, sem a necessidade de aplicativos extras.

Como ativar e conectar o Wi-Fi Direct

Estes procedimentos foram realizados em um Samsung Galaxy M30, porém ele pode ser realizado em dispositivos equipados com a tecnologia Wi-Fi Direct.

Passo 1: abra o "Menu" do Android e vá em na aba de "Configurações".

Vá no menu "Configurações" de seu dispositivo e procure a opção "Conexões" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na aba "Wi-Fi", selecione a opção "Wi-Fi Direct".

Selecione a opção "Wi-Fi Direct" que está na parte superior direita (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: aguarde enquanto o dispositivo tenta encontrar outros com a mesma função. O Wi-Fi Direct também permite múltiplas conexões com outros dispositivos.

Habilite a função e faça a conexão com o dispositivo que você deseja parear (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: selecione o dispositivo o qual você gostaria de se conectar e aceite a conexão no outro dispositivo.

Aceite o convite do dispositivo conectado para que as trocas de dados possam ser efetuadas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Agora você pode compartilhar diversos arquivos entre esses dispositivos.

Como compartilhar um arquivo via Wi-Fi Direct

Passo 1: selecione o arquivo que você gostaria de transferir para outro dispositivo e selecione o ícone de "Compartilhar".

Selecione o arquivo que você gostaria de compartilhar e clique no ícone "Compartilhar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: procure e selecione o "Wi-Fi Direct" na lista de aplicativos.

Procure pela opção "Wi-Fi Direct" na aba de aplicativos que é permitido compartilhar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: conclua a transferência em outros aparelhos. Os arquivos estarão na pasta "Downloads" do dispositivo.

Tudo pronto! Agora você pode utilizar uma alternativa diferente do Bluetooth para transferir arquivos de um dispositivo para outro.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: