Chrome vai esconder endereço completo das páginas em experimento contra sites falsos

Chrome vai esconder endereço completo das páginas em experimento contra sites falsos
Google anunciou que Chrome 86 testará recurso para facilitar identificação do endereço da página. Logo do navegador Chrome, do Google

Reprodução

O Google anunciou que a versão 86 do Chrome, programada para lançamento no fim de agosto, realizará um experimento com alguns usuários e esconderá o endereço completo (chamado de "URL") das páginas, deixando apenas a parte principal (ou "domínio") do endereço. O intuito é facilitar a identificação de páginas falsas

Em ataques de phishing, o golpista quase sempre precisa convencer a vítima a visitar uma página falsa localizada em um endereço diferente do que seria o correto. Essas páginas clonadas usam as partes menos importantes do endereço para incluir o nome da marca ou instituição financeira representada no golpe e confundir a vítima, evitando que o site falso seja identificado.

Por outro lado, os usuários não verão mais o link completo da página. Em um site como o G1, isso significa que a barra de endereço mostrará sempre "g1.globo.com", mesmo ao visualizar uma notícia e não apenas a página principal.

Para ver o link completo, o usuário poderá passar o mouse sobre a barra de endereços. Também haverá uma opção para desativar o recurso e exibir sempre toda a URL, como é hoje.

Google Chrome vai esconder parte do endereço das páginas até que usuário coloque o mouse sobre a barra de endereços

Divulgação/Google

Para justificar esse experimento, o Google citou um estudo segundo o qual 60% dos usuários confundem a legitimidade das páginas quando o nome da marca aparece nessas partes menos importantes do endereço, que serão ocultadas.

Os navegadores modernos já destacam a parte do domínio do site, normalmente com um contraste diferente na fonte. A eficácia da medida do Google também pode ser reduzida com o uso de endereços mais parecidos com o dos sites verdadeiros.

Caso o experimento seja bem-sucedido, é possível que a mudança apareça para todos os usuários em uma versão posterior do Chrome.

Páginas 'rápidas' e segurança inadequada

O Google também anunciou que o Chrome vai alertar o usuário quando a página visitada for considerada uma "página rápida". O Google vai utilizar dados coletados pelo Core Web Vitals, um método que avalia a qualidade do site com base nas velocidades de carregamento e interação de páginas web.

A mudança vai aparecer no Chrome 85 Beta para Android. A navegação em smartphones sofre mais do que a navegação em desktops com páginas lentas, tendo em vista que a qualidade das conexões com a rede celular nem sempre são totalmente estáveis.

Outro alerta deve aparecer em formulários de páginas seguras (HTTP) cujo conteúdo preenchido será enviado a uma página sem segurança.

Esses dois indicativos visuais servem como incentivo para que os responsáveis pelas páginas web adotem práticas melhores na construção dos sites.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]