Diocese de Limeira lança Escola de Bens Culturais

Iniciativa inédita busca criar um espaço de ensino nas áreas de gestão e preservação dos bens culturais da Igreja

Diocese de Limeira lança Escola de Bens Culturais

No dia 1º de agosto, a Diocese de Limeira lançou publicamente seu novo projeto: a Escola de Bens Culturais. Criada como um organismo subordinado à Comissão Diocesana de Bens Culturais Eclesiásticos, a Escola foi pensada para suprir uma dimensão educativa do trabalho pastoral já desenvolvido pela Comissão. Sua proposta é se colocar como um polo de difusão de boas práticas e conhecimento especializado, entendendo que a preservação e a gestão dos bens culturais da Igreja são partes essenciais para se resguardar a identidade das comunidades católicas e da memória em nível local, regional e nacional.

O organismo está estruturado em três dimensões, sendo os cursos, palestras, oficinas e eventos oferecidos enquadrados em cada uma delas:

· Dimensão HISTÓRIA E ICONOGRAFIA – atividades de ensino-aprendizagem na área de história da arte sacra; iconografia e simbologia cristã; liturgia e arte e suas dimensões rituais, filosóficas e teológicas; museologia sacra; história da música sacra.

· Dimensão ESPAÇO LITÚRGICO – atividades de ensino-aprendizagem na área de história do espaço litúrgico; arquitetura e mistagogia dos espaços litúrgicos; teologia do espaço litúrgico; espiritualidade e arte, conceitos para projetos de implantação, ambientação e requalificação de espaços litúrgicos; conservação e restauração de bens imóveis.

· Dimensão CONSERVAÇÃO E RESTAURO – atividades de ensino-aprendizagem nas áreas de gestão e preservação de bens culturais eclesiásticos; conservação e restauração de bens móveis (documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e tridimensionais) e integrados.

Em breve será lançada a programação da Escola, que neste primeiro momento funcionará de forma virtual devido a pandemia do novo Coronavírus. Para acompanhar as atividades basta acessar o site www.bensculturaislimeira.com.br e as redes sociais da Comissão Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira (Facebook e Instagram).

Para abrir as atividades, no dia 28 de agosto, às 19h30, será realizada uma aula magna com transmissão pelo facebook da Comissão de Bens Culturais (https://www.facebook.com/bensculturaislimeira). A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Marcos Tognon, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, e terá como tema "Os desafios da preservação do patrimônio sacro: história, arte e memória". Não é necessária inscrição para o evento.

SERVIÇO

AULA MAGNA DA ESCOLA DE BENS CULTURAIS DA DIOCESE DE LIMEIRA - "Os desafios da preservação do patrimônio sacro: história, arte e memória"

Data: 28 de agosto de 2020

Horário: 19h30

Local: virtual, com transmissão pelo canal da Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos da Diocese de Limeira no Facebook (https://www.facebook.com/bensculturaislimeira))