Uma reunião ocorrida no último dia 20 (quinta-feira), na sala de reuniões da Prefeitura, definiu as cotas de castrações a serem disponibilizadas para entidades ou grupos que atuam na defesa e proteção dos animais.
Participaram do encontro o prefeito Rômulo Rippa, representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Centro de Zoonoses, Conselho Municipal de Proteção Animal, e dos grupos Bicho Sem Grana, Esquadrão 4 Patas, Apafi, Protetoras do Cristo e Protega.

Ficou definido que cada um dos cinco grupos terá direito a 10 cirurgias. O mutirão da Prefeitura terá um total de 500 castrações. Portanto, 10% ficaram reservados aos grupos de proteção animal.
Em agosto, o município realizou um pregão eletrônico para contratação de empresa especializada em serviços veterinários. O objetivo é realizar a esterilização cirúrgica (castração) em unidade móvel para o controle populacional de fêmeas de cães e gatos. Estas castrações serão realizadas em animais cujos proprietários têm dificuldades de levá-los até o Centro de Zoonoses Olávio Rodrigues Ribaldo, que fica no Jardim Jandyra.
A triagem dos animais começou a ser feita por meio das fichas de cadastro do Centro de Zoonoses e estão de acordo com a lei federal 13.426/2017, que dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos.
A regulamentação da castração de cães e gatos pelo Centro de Zoonoses foi estabelecida num decreto editado pelo prefeito Rômulo Rippa este ano. O documento estabelece uma série de regras para que o município cumpra com o compromisso de realizar o controle populacional ético das espécies canino e felino, para atender à saúde e ao bem-estar dos animais.
Um cronograma também foi estabelecido para receber o veículo preparado para realizar as cirurgias, o castramóvel. Ele estará nos seguintes locais e datas:
•    6 de outubro – USF da Vila Maria.
•    10 de novembro – USF do Jardim Porto Bello.
•    11 de novembro – USF do Jardim Anésia.
•    15 de dezembro – UBS do Jardim Porto Novo.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos - Prefeitura de Porto Ferreira

0
0
0
s2sdefault

Jornal do Porto TV