Que impactos o fechamento de empresas causa para uma cidade

Que impactos o fechamento de empresas causa para uma cidade

O fechamento de uma empresa pode resultar na demissão de muitos funcionários, causando aumento do desemprego na cidade. Isso não apenas afeta diretamente os trabalhadores demitidos, mas também pode ter efeitos cascata em outras empresas que dependem do consumo desses trabalhadores. É o que informa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Vidreiros e Ceramistas de Porto Ferreira, Sérgio T. Oliveira. Para ele, as empresas contribuem para a receita da cidade por meio dos impostos sobre propriedade, impostos sobre vendas e outras taxas.

O fechamento de empresas pode levar a uma redução dessas receitas e pode impactar os serviços públicos, como educação, saúde e infraestrutura.

O fechamento da Cerâmica San Marino e, recentemente, da Cerâmica Porto Ferreira, chegaram à demissão de quase 900 funcionários, atingindo suas famílias e toda uma estrutura social. "A Cerâmica Porto Ferreira entrou com a recuperação judicial, mas tem uma dívida muito alta, o que é extremamente ruim para o munícipio, pois quando uma empresa entra neste estado, causa um grande impacto. Ela não arrecada e deixa de pagar seus impostos, causando um efeito dominó social", explica Sérgio.

O fechamento destas empresas e outras 15 pequenas empresas nos últimos 11 anos, que totalizaram a demissão de quase 400 funcionários, certamente resultaram em um declínio na atividade econômica da cidade. Menos empresas significa menos oportunidades de emprego, menos investimentos e menos dinheiro circulando na economia local, o que poderia levar a uma espiral descendente de declínio econômico.

O que se sabe é que essas empresas desempenhavam um papel importante na comunidade, seja patrocinando eventos locais, contribuindo para instituições de caridade ou fornecendo empregos estáveis e benefícios para os moradores.

O fechamento de uma empresa pode deixar um vazio na comunidade e reduzir a coesão social, é o que garante o presidente dos sindicatos dos Vidreiros e Ceramistas da cidade ferreirense.

Se uma cidade enfrenta um número significativo de fechamentos de empresas, os trabalhadores qualificados podem ser forçados a buscar oportunidades em outras cidades ou regiões, levando à perda de talentos e habilidades importantes para a economia local.

O ano passado acompanhamos o drama do trabalhador da Cerâmica Porto Ferreira que, ao ficar desempregado, pagando aluguel e distante da família, procurou o Fundo Social da cidade para ajudá-lo e consequentemente a Casa de Passagem para hospedagens.

O mesmo nunca mais foi visto por populares e a reportagem não conseguiu obter informações sobre o paradeiro do ex-funcionário da empresa, que deixou quase 600 funcionários desempregados.

Por causa do impacto psicológico que essas demissões em massa causam em funcionários, que há anos contribuem com as empresas do munícipio, o sindicato tem idealizado um projeto chamado

De Volta Para Casa, cujo objetivo é preparar o funcionário que fez carreira longa em uma empresa e quando a empresa entender que esse colaborador não consegue mais atender expectativas e atingir metas, antes de demiti-lo bruscamente, que seja feita a redução de sua jornada trabalhista até que ele esteja totalmente adaptado para ser desligado de seu posto de trabalho.

Esse é um exemplo da importância das autoridades locais e líderes empresariais trabalharem juntos para mitigar esses impactos e buscar soluções que possam ajudar a revitalizar a economia e promover o crescimento sustentável.