Campanha da Fraternidade 2024: "Fraternidade e Amizade Social" - Diocese de Limeira se prepara para a ação solidária

Há seis décadas, a Igreja no Brasil adota a Campanha da Fraternidade como uma forma de vivenciar a espiritualidade quaresmal, buscando despertar a solidariedade e a consciência dos fiéis diante de desafios sociais. Este ano, em sintonia com a Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, inspirada por São Francisco de Assis, a Campanha propõe um projeto de fraternidade baseado na amizade social e no amor político, com o diálogo como instrumento fundamental para a cultura do encontro.

Com o tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs", retirado do Evangelho de Mateus (capítulo 23, versículo 8), a Campanha da Fraternidade de 2024 busca destacar a importância da vida fraterna como resposta de Jesus às condutas excludentes, à fé superficial e individualista.

Em preparação para esta iniciativa, a Diocese de Limeira promoveu encontros de formação destinados aos agentes de pastoral responsáveis pela condução da Campanha nas comunidades locais. Esses encontros foram realizados em todas as foranias da diocese. Para encerrar esse ciclo, na noite de 31 de janeiro, uma formação especial foi conduzida na forania Nossa Senhora do Belém, no salão Paroquial João Paulo II da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Padres e fiéis leigos de Porto Ferreira, Descalvado, Pirassununga e Analândia participaram da formação, orientados pelo Padre Bruno Gabriel Steim, assessor diocesano. Os encontros de formação visaram aprofundar o entendimento sobre o tema da Campanha, promovendo uma reflexão coletiva sobre como a fraternidade e a amizade social podem ser vivenciadas no cotidiano.

O Padre Bruno destacou a importância do diálogo como ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ele enfatizou que a Campanha da Fraternidade não se limita ao âmbito interno e individual, mas busca provocar transformações sociais e despertar a consciência coletiva para os desafios que permeiam a sociedade brasileira.

Com a formação concluída, os participantes dos encontros estão agora mais preparados para liderar as atividades da Campanha da Fraternidade em suas respectivas comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, em linha com os princípios propostos pelo tema e lema escolhidos para 2024.

Comentários