NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE PORTO FERREIRA

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE PORTO FERREIRA


Após 82 dias sem registro de óbito por covid-19, Porto Ferreira registrou nesta terça-feira (30/06) a segunda morte de um paciente pela doença. O homem de 56 anos de idade estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de São Carlos.
O paciente tinha diabetes e hipertensão e o início dos sintomas foi no dia 19 de junho. Foi realizado o teste PCR Swab com resultado detectável em 23 de junho, pela Unesp de Araraquara.
A partir do aparecimento dos sintomas, no dia 19, a Vigilância Epidemiológica iniciou o isolamento do paciente e dos familiares, que vai até o próximo sábado (04/07), conforme consta também na ficha de notificação realizada pelo Pronto-Socorro pela médica que fez o atendimento.
A Vigilância Epidemiológica informa que realiza os testes em pacientes sintomáticos conforme orientação do Ministério da Saúde. Do 3º ao 7º dia de sintomas é feito o PCR Swab Naso Orofaringe. O teste rápido é feito do 10º ao 14º dia de sintomas.
O resultado do teste rápido negativo em familiares de paciente positivo não significa que pode haver quebra do isolamento domiciliar, porque a pessoa tem um período de 14 dias em que pode apresentar sintomas. Em outras palavras, mesmo se o resultado do teste rápido der negativo, a pessoa tem de cumprir o isolamento, pois a testagem pode apresentar um resultado falso negativo.
O indicado pelo Ministério da Saúde é o isolamento de toda a família. No caso deste paciente, o isolamento vinha sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira até a saída do resultado do exame, posteriormente passado para o CS-II, pelo fato de o morador ser residente na Vila Nova.
A respeito de informações que circulam em redes sociais, a Vigilância Epidemiológica informa que em momento algum alegou que para realizar o exame de covid-19 o paciente precise apresentar "falta de ar".
O paciente é orientado, sim, ao isolamento domiciliar e a procurar uma Unidade de Saúde para atendimento, pois somente o médico irá poder solicitar os exames, se apresentar sintomas.