43 anos: uma história, muitos corações

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 5-6-2020

43 anos: uma história, muitos corações

Desde o nosso primeiro número lançado, foram 43 voltas completas da Terra em torno do Sol. E hoje estamos aqui para comemorar este caminho iluminado, preenchido pela luz da razão, da prestação de serviços, da responsabilidade, da verdade, da ética, da independência, da pluralidade e do bom jornalismo. São estes os ingredientes que garantem nossa longevidade.

Uma única história, construída por muitos corações. São incontáveis as pessoas que nesses 43 anos dedicaram parte de seu tempo, de suas vidas, para que pudéssemos levar adiante esta missão que é colocar o Jornal do Porto nas bancas e nas casas dos assinantes todas as semanas, de forma ininterrupta em mais de quatro décadas.

O Jornal do Porto, hoje, é um patrimônio de todo o povo ferreirense. Este mesmo povo que acompanhou a evolução da imprensa escrita desde o nosso primeiro número. Todas as transformações tecnológicas neste período foram experimentadas pelo Jornal do Porto, sempre de forma pioneira na região. Chegando até os tempos atuais, com o jornalismo digital em seus diversos canais, sempre também estivemos na vanguarda.

Essas mudanças todas fazem parte da nossa realidade para manter atraente a marca Jornal do Porto em suas diversas plataformas. Contudo, é a qualidade do conteúdo, principalmente numa época de fake news, de leitura curta, fácil, sem filtragem nenhuma, quando um número cada vez maior de pessoas se sente à vontade para opinar e compartilhar conteúdos, que a produção de informações de credibilidade é fundamental. Neste sentido, temos, mais do que nunca, de ter responsabilidade social na distribuição de informações.

Um jornalismo de qualidade, com conteúdo, responsável, comprometido com a veracidade dos fatos é o que norteia nossa linha editorial. Sem esquecer que fazer jornal é um negócio. Com custos elevados, a qualidade dos produtos que no decorrer do tempo foram lançados precisavam ser de qualidade para trabalhar o lado comercial e a venda de assinaturas. Falar em marketing e não falar em jornal principalmente o único da cidade. É um pouco contraditório. E nisso também tivemos incontáveis pessoas e empresas como parceiros, como anunciantes ou consumidores.

Hoje é dia, portanto, de agradecer. Agradecer aos milhares de leitores que ao assinar e comprar o Jornal do Porto nos motivaram, nos motivam e contribuem na viabilização da empresa.

Agradecer aos anunciantes e entidades públicas e privadas que investem e acreditam no jornal, como parceiros no negócio. Temos orgulho do grande número de empresas, lojas, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço, profissionais liberais, órgãos públicos, clubes, entidades sociais e comunitárias que já ocuparam e ainda ocupam as páginas do jornal, anunciando, apresentando seus serviços, produtos, história, lançamentos, inciativas, ações, empreendimentos. Agradecer a todos os colaboradores que algum dia prestaram seus serviços em nossa Redação ou nas Oficinas.

O Jornal do Porto é informação, é o registro mais fiel da História, mas também contribui na formação de opinião, no debate, diante de temas que são importantes para a comunidade no tempo presente, lembrando o passado e projetando o futuro.

A todos que fazem parte dessa história, mais uma vez, nosso muito obrigado!