Facebook Messenger vai usar inteligência artificial contra golpes e fakes

Facebook Messenger vai usar inteligência artificial contra golpes e fakes

O Facebook começou a adotar uma ferramenta que identifica quando uma pessoa está tentando aplicar um golpe pelo Messenger. O sistema usa aprendizado de máquina para encontrar atividades suspeitas na plataforma, como perfis com alto número de novas solicitações de amizade ou que está mandando mensagens para menores de 18 anos.

O mecanismo mostra um pop-up para a vítima, informando que aquela pessoa tem uma atividade suspeita na plataforma. Com isso, já permite que o usuário bloqueie a outra pessoa para se proteger.

Plataforma avisa sobre possível golpe (Foto: Divulgação/Facebook)

Ainda, o Facebook pretende diminuir no número de interações permitidas entre adultos e crianças, em casos de uma nova conexão. A medida tem um caráter educativo, levando em conta que menores de idade entram na plataforma muitas vezes sem que seus pais fiquem sabendo. "Nossa nova ferramenta educa menores de 18 anos a tomarem cuidado com interações com um adulto que eles não conhecem e dá a eles o poder de tomarem cuidado antes de responderem às mensagens", informou a companhia.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

O sistema também é capaz de identificar perfis falsos e informar para a vítima. Por exemplo, se um golpista tenta se passar por um amigo em mensagens, a plataforma indica: "você pode estar conversando com alguém cujo nome se parece com um amigo seu". Assim, revela o perfil fake.

Perfil fake é apresentado ao lado do real (Foto: Divulgação/Facebook)

A funcionalidade começou a ser disponibilizada para usuários Android e deve chegar para aparelhos iOS já na próxima semana. Como de costume, é possível que nem todos os usuários recebam a novidade de uma só vez.

Leia a matéria no Canaltech.