Ouça a "música da Terra" composta por dados de missões científicas da NASA

Ouça a "música da Terra" composta por dados de missões científicas da NASA

A NASA transformou dados de todas as suas missões científicas relacionadas ao planeta Terra em… música! Em um novo vídeo publicado pela agência espacial no YouTube, nosso planeta aparece em uma linha do tempo que começa em 1964, quando o satélite meteorológico Nimbus 1 foi lançado para estudar as nuvens.

Cada passagem de tempo traz uma nova missão, e cada missão tem um som próprio, com notas musicais diferentes. A linha do tempo segue com o Nimbus 2, 3 e 4 e, a partir de 1972, a música começa a ganhar uma melodia. Com a música, aparece também uma imagem do planeta que representa a forma como os cientistas enxergam os dados recebidos por cada uma dessas missões.

O resultado é impressionante: uma mescla de belas composições gráficas da Terra, com diferentes cores e tipos de mapas característicos de cada satélite, alternando entre si no mesmo ritmo que as notas da melodia, que fica cada vez mais complexa e intensa. É como transformar os dados científicos do planeta em arte.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Quanto maior (agudo) o tom da música, mais dados são coletados pelas missões da NASA. Os tipos de instrumentos da "orquestra" também representam o campo de cada missão:

  • Cordas = atmosfera
  • Sopros altos = geosfera
  • Sopros baixos = Hidrosfera
  • Metais altos = criosfera
  • Metais baixos = biosfera

O vídeo foi lançado para celebrar, ao mesmo tempo, duas ocasiões: os 50 anos do Dia da Terra, que acontecerá em 22 de abril, e o lançamento do novo podcast da NASA, intitulado Curious Universe. O programa estreou no dia 13 e, ao longo de seus episódios, levará o público a conhecer uma grande variedade de viagens da NASA em ciência terrestre e voos espaciais.

Leia a matéria no Canaltech.