Android 10 cresce em participação de mercado, mas Pie ainda domina

Android 10 cresce em participação de mercado, mas Pie ainda domina

Apesar da cadeia de produção do setor de tecnologia seguir afetada por conta da COVID-19, principalmente na China, o que também despertou o menor interesse do consumidor em trocar de aparelho - vide o resultado de vendas do Galaxy S20, o relatório recém-divulgado pelo AnTuTu mostra que a pandemia do coronavírus não afetou significativamente as preferências dos usuários globais de celular no primeiro trimestre de 2020.

Em relação à versão do Android, a versão 9 (Pie) registrou uma queda de 17,1% em relação ao trimestre anterior, mas ainda segue como a favorita. Na contramão está a versão 10 do sistema operacional, que cresceu 16,7%, mostrando assim que uma boa parte dos usuários fizeram o update em seus aparelhos.

Android 10 ampliou sua participação de mercado no Q1 2020 (Imagem: AnTuTu)

Analisando o resultado geral, é possível perceber que o mercado Android segue fragmentado, pelo menos no que reflete a preferência dos usuários do AnTuTu.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Telas grandes ganham espaço no coração dos consumidores

De acordo com o relatório, dispositivos com tamanhos de tela superior a 6 polegadas dominam o mercado e representam mais da metade da participação total (56,9%). E há duas razões que explicam esse resultado: a proporção do display cada vez maior e, também, uma "forçação de barra" por parte das fabricantes em lançar dispositivos com telas cada vez maiores.

Telas com tamanho e resolução maiores agradam consumidores (Imagem: AnTuTu)

Ainda falando em tela, a resolução é outro ponto de destaque no relatório e mostra que displays com 1440p (QHD, WQHD, Quad HD) cresceram na preferência dos usuários do AnTuTu, indicando assim a chegada no mercado de mais aparelhos com taxa de atualização maior, entre 90Hz e 120Hz. Contudo, a maioria (38,1%) ainda segue com 1080x2340 na preferência e resoluções inferiores a 720p estão em declínio.

Leia a matéria no Canaltech.

Acompanhantes Goiania