Magazine Luiza cria programa para pequenas empresas e autônomos venderem de casa

Magazine Luiza cria programa para pequenas empresas e autônomos venderem de casa

O Magazine Luiza lançou nesta terça-feira (31) a plataforma digital Parceiro Magalu, programa voltado para que micro e pequenas empresas e trabalhadores autônomos possam vender pela internet, sem sair de casa.

O plano da empresa era lançar a plataforma em cinco meses, mas o lançamento aconteceu em cinco dias, segundo o CEO do Magazine Luiza Frederico Trajano — o motivo foi a pandemia da COVID-19. "Digitalizar o varejo e os brasileiros faz parte da nossa estratégia de negócio e do nosso propósito como empresa — e ele nunca se mostrou tão necessário quanto nesses tempos que estamos vivendo", completou o executivo.

Um dos objetivos do Parceiro Magalu é alcançar os milhões de varejistas que não vendem seus produtos na internet. A empresa estima que o número seja superior a quatro milhões de empresas.

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"Nossa plataforma permitirá que esses milhões de brasileiros possam continuar a trabalhar, sem sair de casa e sem correr riscos.

O programa é dividido em duas plataformas digitais. Uma para pessoas físicas e outra para pessoas jurídicas, especificamente para Microempreendedores Individuais (MEI) e empresas que se enquadram no Simples, com faturamento anual de até 5 milhões de reais.

Pessoas físicas

A modalidade para pessoas físicas do Parceiro Magalu funciona como um programa de afiliados, permitindo a criação de uma loja virtual individual com os produtos oferecidos no Magazine Luiza. A divulgação da loja e seus itens fica a cargo do parceiro — por exemplo, para seus contatos no WhatsApp ou redes sociais.

Cada venda gerada paga uma comissão que varia entre 1% e 12%, e o valor acumulado é pago em até 34 dias ao juntar R$ 50. Segundo a empresa, há um plano para que os parceiros possam usar a plataforma para fazer vendas de porta em porta, após o final da pandemia.

MEIs e pequenas empresas

Para as pessoas jurídicas, o Parceiro Magalu permite listar seus produtos na loja virtual e app do Magazine Luiza por meio de um aplicativo específico. A vantagem apresentada pela empresa é que os empresários e vendedores terão acesso aos mais de 20 milhões de clientes da loja virtual, com a possibilidade de, no futuro, oferecerem seus produtos nas lojas físicas do Magazine Luiza.

O sistema da plataforma cuida da geração da nota fiscal de venda. Para cada venda realizada, a taxa de comissão cobrada pelo programa será de 3,99% até 31 de julho deste ano. O Magazine Luiza informou que a entrega da mercadoria não terá custo para o lojista e será feita pelos Correios.

Mais informações sobre o programa podem ser consultadas no site do Parceiro Magalu, no qual é possível fazer o cadastro para pessoa física ou jurídica.

Leia a matéria no Canaltech.

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