Netflix confirma disparada da audiência em tempos de pandemia

Netflix confirma disparada da audiência em tempos de pandemia

O Chief Content Officer da Netflix, Ted Sarandos, disse nesta semana, em entrevista à CNN, que o isolamento da população causado pelo avanço do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, levou a um aumento no volume de audiência das séries de catálogo da empresa. Sarandos também confirmou que, pela mesma razão, todas as produções que a Netflix vinha executando estão paralisadas por tempo indeterminado.

"Honestamente, tem sido uma disrupção massiva: cada uma de nossas produções por todo o mundo está suspensa", disse o executivo. "Eu creio que isso é algo sem precedentes na história. Tivemos pessoas que, de repente e sem aviso prévio, se viram sem trabalho, então estamos pensando em formas de manter a produtividade em alta".

Sarandos ressaltou, porém, que o objetivo primário da Netflix é assegurar que as pessoas estejam cuidando de si mesmas durante esse período conturbado: "Elas têm de se preocupar com elas próprias, antes de tudo". A empresa diz ter pago os salários e compensações das equipes desligadas com pelo menos duas semanas de adiantamento, antes de mandar seus membros de volta para casa. As produções interrompidas incluem grandes séries, como The Witcher.

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No que tange à audiência, Sarandos foi enfático: todo canal de entretenimento está, ou deverá estar, em breve, passando por altas de acesso e visualizações. "Tudo está subindo. Usuários estão acessando mais a Netflix, assistindo mais à CNN ou à TV aberta. O mais importante é, como dizem as autoridades, que você fique dentro de casa. Então temos orgulho de sermos uma parte disso, de tornar essa experiência interna um pouco mais proveitosa e tolerável".

O CCO ainda ressaltou que "falta de conteúdo" não será um problema para os usuários. Pelo menos não neste momento. Segundo o executivo, a maior parte das produções da Netflix é conduzida de forma adiantada, então raramente situações como hiatos de meio de temporada impactam a empresa ou seu catálogo. Ele admite, porém, que isso pode mudar se a atual situação perdurar até o final do ano, sem fornecer mais detalhes.

Alívio europeu

Sarandos também falou brevemente sobre a decisão da Netflix de reduzir a qualidade de seus streamings para aliviar a carga no tráfego de internet na Europa. Na última semana, autoridades da União Europeia pediram que empresas e serviços como a Netflix, o YouTube e o Disney+ para adotarem a medida com medo de que o aumento no volume de audiência em seus serviços causasse quedas na infraestrutura do continente, o que poderia gerar complicações para situações de risco que dependam da internet.

"Todos os provedores de vídeo estão trabalhando junto aos órgãos de regulamentação da União Europeia para reduzir o bitrate de suas atrações e aliviar o estresse da internet, assegurando que ela permaneça disponível para serviços de emergência. Obviamente, nós acatamos esse pedido e vamos implementá-lo em outras partes do mundo, conforme a necessidade", ele explicou.

O executivo ressaltou, porém, que a queda na resolução dos vídeos seria "quase imperceptível" aos olhos do espectador, dando a entender que a experiência de assistir a um filme ou série na Netflix seria, majoritariamente, de impacto reduzido para a maioria.

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