BRK realiza a lavagem preventiva de 24 quilômetros de redes de esgoto em Porto Ferreira

Trabalho contribui para o correto funcionamento das tubulações e mitiga casos de entupimentos, evitando vazamentos em ruas e imóveis da cidade

BRK realiza a lavagem preventiva de 24 quilômetros de redes de esgoto em Porto Ferreira

O trabalho de prevenção é essencial para evitar os transtornos causados pelo entupimento das redes coletoras de esgoto. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, realiza ao longo de todo ano a lavagem preventiva das tubulações.

Somente no primeiro trimestre deste ano, 24 quilômetros de tubulações foram limpos. A ação contribui para mitigar os entupimentos, gerando benefícios para a saúde da população e para o meio ambiente.

"A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.??

Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica verifica, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior número de entupimentos e realiza vistorias preventivas em poços de visita.

A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. "Uma mangueira de 120 metros de comprimento, com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. A água, em alta pressão, quebra as placas de gordura que se acumulam nas tubulações e todo o lixo e a gordura são sugados para o caminhão", complementa o gerente.

Até o final deste ano, mais 80 quilômetros de redes de esgoto ainda devem receber a limpeza preventiva.

Lixo na rede de esgoto

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados dentro das tubulações materiais estranhos, tais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das Estações Elevatórias (EEEs) e de Estações Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.

Vale ressaltar que, além dos resíduos sólidos, as ligações irregulares de água de chuva nas redes de esgoto também são grandes vilões do correto escoamento do esgotamento sanitário, podendo ocasionar extravasamento

"A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido, e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais. Por isso, é importante que a comunidade também entenda o papel importante que tem para nos ajudar a combater esse grande vilão", explica o gerente.

Acompanhantes Goiania