Santa Casa de Santa Rita realiza primeira cirurgia endoscópica de coluna na região

A cirurgia endoscópica de coluna é uma técnica moderna e minimamente invasiva que permite o tratamento de patologias da coluna, como a hérnia de disco, com maior precisão e menor agressão aos tecidos

Santa Casa de Santa Rita realiza primeira cirurgia endoscópica de coluna na região

Em um marco para a medicina regional, a Santa Casa realizou no dia 28 de março a primeira cirurgia endoscópica de coluna.

A equipe cirúrgica foi liderada pelo Dr. Gustavo Abreu e contou com a participação dos Drs. Antenor Mazzuia, ortopedista especialista em cirurgia da coluna, Dr. Lucas e Dra. Lionela (anestesistas) e das enfermeiras circulantes Michelle Zanardo, Michele e Débora.

A cirurgia endoscópica de coluna é uma técnica moderna e minimamente invasiva que permite o tratamento de patologias da coluna, como a hérnia de disco, com maior precisão e menor agressão aos tecidos.

Através de uma pequena incisão, o cirurgião insere uma câmera 4K para visualizar as estruturas internas da coluna e remover o fragmento herniado.

De acordo com o Dr. Gustavo, em comparação com as cirurgias convencionais de coluna, a técnica endoscópica oferece diversas vantagens:

"A cirurgia é um um procedimento rápido e pouco agressivo, que dispensa o uso de implantes como parafusos na coluna, apresentando menor taxa de complicações, redução de dor pós-operatória, recuperação mais rápida e retorno mais breve às atividades diárias e ao trabalho ", disse o médico.

Diversos estudos científicos apontam a cirurgia endoscópica de coluna como uma revolução no tratamento dessas patologias. No entanto, por ser uma técnica relativamente nova no Brasil, ainda há poucos cirurgiões capacitados para realizá-la.

Com a realização desta primeira cirurgia, a Santa Casa se consolida como referência em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e inovação na região.