BRASIL, ESSA É SUA CARA

BRASIL, ESSA É SUA CARA

Sessão

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Ferreira, com exceção da vereadora Luciane Lourenço (PSD), estiveram presentes na 10ª Sessão Ordinária, realizada na noite de segunda-feira (25/03). Nesta reunião, os parlamentares se atentaram nas votações de importantes projetos para a municipalidade. Um deles, o Projeto de Lei nº 05/2024, que dispõe sobre a desvinculação de receitas do município, em conformidade com o artigo 76-B do ato das disposições constitucionais transitórias, da Constituição Federal, foi aprovado em primeira discussão. Assim como o Projeto de Lei Complementar nº 05/2024, que propõe a alteração do artigo 70, da Lei Complementar nº 129, que dispõe sobre a reestruturação e reorganização do Plano de Carreira do Quadro do Magistério (reajuste acima do piso nacional).

Mais projetos

Também foram discutidos e aprovados em primeira discussão os Projetos de Lei Complementar nº 04/2024 e nº 01/2024, de autoria do vereador Marcelo Ozelim (Progressistas), sendo que o primeiro altera dispositivos da Lei Complementar nº 197, que dispõe sobre a revisão do Plano Diretor do Município de Porto Ferreira e o segundo altera dispositivo na Lei Complementar nº 232, que institui o Código de Obras do Município de Porto Ferreira, e na Lei Complementar nº 97, que dispõe sobre o zoneamento, o uso e a ocupação do solo da área urbana do Município de Porto Ferreira.

Moções

Duas moções fizeram parte das discussões. A Moção de Aplauso n° 10/2024 do vereador Pedro Melo (PL) celebra os 100 anos do Hospital Dona Balbina. Já a Moção de Apoio nº 11/2024 do presidente da Câmara, vereador Sérgio de Oliveira (União Brasil) demonstra o apoio do Poder Legislativo ao trabalho desempenhado pelas entidades de segurança pública do município, especialmente ao comandante da 3ª Cia do 38º BPM-I, capitão PM Edson Francisco da Cruz, ao delegado Alexandre da Silva Leonardo, da Polícia Civil, ao secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Porto Ferreira, coronel Valdemir Guimarães Dias, ao comandante da Guarda Civil Municipal, José Eduardo Ferreira. Este foi uma clara resposta do Legislativo após os representantes das forças de segurança serem chamados de "calças frouxas" pelo vereador Dr. Pedro.

Outras matérias

Foram aprovados 12 requerimentos entre votos de pesar, solicitações de informações e anteprojetos de lei. Também fizeram parte da reunião as 44 indicações com sugestões de melhorias para o município de autoria dos vereadores.

Na quinta-feira

Outra sessão seria realizada, esta extraordinária, por volta do meio-dia desta quinta-feira (após o fechamento da coluna). Na pauta, votações de quatro projetos de lei, alguns em segunda discussão aprovados em primeira na segunda-feira, como aquele do reajuste dos profissionais da Educação acima do piso nacional.

Apoio regional 1

Apesar de o prefeito Rômulo Rippa desconversar quando perguntado sobre o seu futuro político, parece que alguns políticos da região não tratam o assunto com tanto segredo. É o caso do prefeito de Leme, Claudemir da Silva Borges. Alguns dias atrás ele foi entrevistado na Difusora FM de Pirassununga e não poupou elogios ao prefeito de Porto Ferreira, dizendo que Rômulo é o nome da região para ser candidato a deputado estadual em 2026.

Apoio regional 2

Não é só Claudemir que nutre grande admiração por Rômulo. O prefeito de Santa Rita, Marcelo Simão, também sempre elogia o prefeito ferreirense em público e diz que busca seguir o modelo de gestão que Rômulo implantou em Porto Ferreira.

Apoio regional 3

Na verdade, Rômulo está com um bom pedaço de queijo e uma faca na mão. Ele está coordenando nas eleições municipais dezenas de diretórios municipais do PSD, seu partido, na região central do Estado. Inclusive teve esta semana uma reunião importante em São Carlos, onde seu partido deve indicar o vice na chapa do ex-prefeito Newton Lima (PT). Vale lembrar que o PSD tem hoje quase metade dos prefeitos do Estado. Se a sigla conseguir manter ou ampliar isso, Rômulo terá uma boa base em muitos municípios. Lembrando que a região está praticamente sem representação política na Alesp.

Sucessor 1

Em Porto Ferreira, o PSD já anunciou, como o JP trouxe em primeira mão em dezembro, que o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Marcos Maquininha, é o pré-candidato a prefeito pelo partido. Fiz um retrospecto aqui e verifiquei que desde 1992 – há 32 anos, portanto – um prefeito não "faz" o seu sucessor.

Sucessor 2

O último foi Valdir Bosso, quando era do PMDB e apoiou Carlos Teixeira, então no PFL, nas eleições de 1992 em que o farmacêutico derrotou Dorival Braga, então no PSDB.

Sucessor 3

Depois disso, em 1996, nenhum dos três candidatos (Valdir, André Braga e Japão) quis o apoio do prefeito Carlos. Em 2000, André foi reeleito, ou sucessor de si mesmo. Seria cassado em 2004, com Carlos voltando à chefia do Executivo. Nas eleições daquele ano, nem Carlos, que tentava reeleição, nem o candidato da família Braga, Gustavo, seriam eleitos, ficando a vitória com o delegado Maurício Rasi.

Sucessor 4

Dando sequência, em 2008 Maurício foi reeleito. Em 2012, não conseguiu fazer o sucessor, Dr. Saldanha, sendo eleita Renata Braga. Em 2016, ela não conseguiu a reeleição e a vitória ficou com Rômulo Rippa, que se reelegeu em 2020.

Sucessor 5

Olhando bem, no entanto, a única vez em que houve uma clara campanha de um prefeito para fazer seu sucessor nesses 30 anos foi em 2012. Nas outras ou ocorreram reeleição, ou perda de reeleição, ou ninguém quis apoio do prefeito, ou ainda muita confusão política (caso de 2004).

Começou a baixaria

Sobre um vídeo que o vereador Dr. Pedro divulgou esta semana, com muita cobrança sobre o Executivo (e mais um ataque ao JP), é exatamente isso o que a imprensa cobra. Esse é o papel da imprensa: criticar e pedir por soluções. Agora, por que os vereadores não estão fazendo o que ele diz no vídeo? Pois é exatamente isso que a população quer. É exatamente isso que a impressa critica, é isso aí. Criar coragem, mas falar só não adianta. Mas... saindo novamente do contexto de segurança, onde falou alto e depois se acovardou perante suas falas, ah isso é inegável. O jornal para o caro vereador só é bom quando fala bem dele e de seus cupinchas e isso não é demérito só dele, enfim.

Começou a baixaria 2

Quanto ao fato de o jornal receber dinheiro da Prefeitura, acredito que nós e o vereador estamos empatados. Tanto ele, vereador, como nós, do Jornal do Porto, somos prestadores de serviço ao município. A gente recebe pelo pagamento de páginas em que são publicados editais oficiais, mediante participação e oferta do melhor preço em concorrência pública. Já o vereador, que é médico da Prefeitura, recebe pelo seu trabalho. Teve até aumento de 120% no salário no ano passado, por iniciativa do prefeito calça frouxa (palavras dele, dessa vez dele, ou dele outra vez sei lá) projeto este aprovado pelo próprio vereador e seus colegas. Ou seja, ele aumenta para ele mesmo ganhar mais. Olha que bonzinho. Isso sim é moral. Defesa da classe. Ai, ai, ai.

Começou a baixaria 3

Vamos agora elogiar a atitude do pré-candidato Dr. Pedro Melo por falar realmente quem são os calças frouxas e, quanto à imprensa, só fazendo o papel dela, o de informar. E o seu papel vereador e vereadores, é trabalhar nesses defeitos que estão sendo mostrados nesse vídeo há quantos anos e nada foi feito até agora? Porém, em época de campanha vale tudo, né. Pedir lombada, nome de rua e aplausos ai tá fácil. Mas isso, é só uma crítica construtiva, que venho já falando a muito tempo. E onde esteve todos esses anos como vereador para que a cidade não continuasse desse jeito. Ai, ai, ai. Eis a questão.

Fim da baixaria

Isso porque me foi pedido pelo próprio vereador, após vários dias depois de nos criticar publicamente (mais uma vez no plenário), em uma quinta-feira, 18:06 da tarde, com a edição já impressa, diga-se por sinal. Ou seja, não estava lá muito a fim de se dizer nada no sentido de se parar com as críticas. Foi através de uma chamada de Whatsapp (zap) para se encerrar esse embate. Mas parece, digo parece, que as críticas da imprensa lhe incomodam demais, ou serão as verdades? Porém, cada vez que formos citados e criticados, principalmente sem motivo, iremos nos defender. Fica a dica e a resposta pela sua mensagem.