A culpa não é do mensageiro

Publicado no Jornal do Porto do dia 22 de narço 2024

A culpa não é do mensageiro

Uma sociedade democrática, a imprensa desempenha um papel vital ao informar os cidadãos sobre eventos relevantes e questionar as ações das autoridades. No entanto, é lamentável que, em muitos casos, políticos e figuras públicas busquem desviar a responsabilidade de seus atos, jogando a culpa na imprensa que apenas cumpre seu dever de reportar os fatos de forma imparcial e isenta.

Recentemente, temos testemunhado uma tendência preocupante de indivíduos em posições de poder tentarem desacreditar o trabalho jornalístico quando suas ações são trazidas à luz ou mesmo são testemunhadas às claras, em ambientes públicos. Em vez de encararem as consequências de suas decisões e falas, optam por atacar o mensageiro, alegando parcialidade, distorção ou sensacionalismo.

É importante ressaltar que a imprensa livre é um pilar da democracia, e seu papel é fundamental para manter a transparência e a prestação de contas de um governo. Quando políticos e outras personalidades buscam deslegitimar o trabalho jornalístico, estão minando não apenas a credibilidade dos veículos de comunicação, mas também a confiança do público nas instituições democráticas.

Devemos lembrar que a liberdade de imprensa não é um privilégio, mas sim um direito fundamental garantido em muitas constituições ao redor do mundo. Os jornalistas têm o dever de relatar os fatos de forma precisa e imparcial, sem medo de represálias ou intimidação.

Ao invés de atacar a imprensa, aqueles que são alvo de reportagens ou artigos, mesmo os de opinião, devem responder, quando for o caso, de forma transparente e responsável. Em uma sociedade verdadeiramente democrática, a crítica construtiva e o debate aberto são essenciais para o progresso e o aprimoramento das instituições.

Portanto, é hora de rejeitar a narrativa de que a imprensa é a culpada pelos problemas enfrentados por aqueles que ocupam cargos de poder. Em vez disso, devemos valorizar e defender o papel vital que desempenhamos, como veículo de comunicação, na busca pela verdade e na defesa dos princípios democráticos. Afinal, em uma democracia saudável, a liberdade de imprensa é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade.