Alunos do 9º ano de ensino da rede pública são diplomados no "Aluno Nota Dez"

Alunos do 9º ano de ensino da rede pública são diplomados no

A lei 3.716, de 14 de março de 2023, de autoria da vereadora Priscila Franco de Oliveira (PSDB), certificou alunos dos nonos anos escolares de todas as escolas de ensino fundamental da rede pública municipal ou estadual que tenham atingido as maiores médias globais das notas obtidas ao longo do ano letivo de 2023.

A autora do projeto Priscila Franco relatou com satisfação que a ideia nasceu a partir de um projeto existente no município de Luís Antônio.

A iniciativa tem como objetivo incentivar os alunos a valorizarem a educação, cuja premiação ocorreu pela primeira vez em Porto Ferreira no dia 05 de março de 2024. Priscila disse que tudo ainda é um experimento, mas os alunos demonstraram interesse e gosto pelo prêmio educacional concedido.

A aluna Eduarda Betti de Almeida, enxerga com bons olhos a certificação. Para ela, é uma ótima lembrança que a escola faz aos esforços e coroa os méritos do aluno esforçado.

Os demais alunos, Beatriz Locatelli de Oliveira, Bruno Matheus Vieira Balbi, Cauã Augusto da Silva Ribaldo, Eduardo Prudenciatto Costa, Kayene Gabriely Sandrini Silva, Letícia Ferreira de Paula, Lorrayne Linda Santos de Souza, Samuel Felipe da Silva Maestrello e Vitor Storti Ceccato, disseram que o projeto é fantástico, nota dez.

A secretária da educação em exercício, Keila Hellen Barbato Marcondes, reconhece e enaltece os esforços dos professores, para que os alunos se destacassem com o feito em 2023, mas não deixa de enaltecer a base de ensino e educação, que começa no lar.

Os pais que acompanhavam atentamente o discurso da secretária, ficaram emocionados. Estatísticas apontam que a evasão escolar na educação básica atingiu a taxa de 5,9% em 2023 no Brasil.

Diante deste cenário desafiador cujos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), divergem com a realidade dos alunos Nota Dez de Porto Ferreira.

Agora no ensino médio, é importante frisar para a Eduarda, Beatriz, Bruno, Cauã, Eduardo, Kayene, Letícia, Lorrayne, Samuel e para o Vitor, que o ensino médio é crucial para a formação acadêmica e profissional dos jovens, mas que infelizmente apresenta a maior taxa de evasão na educação básica, revelando um problema complexo que merece toda atenção.

Atenção essa que a vereadora Priscila teve antes que a realidade nacional de evasão escolar, atingisse os esforços e a dedicação de cada aluno que esteja em transição para o ensino médio. Na Lei 3.716, em seu artigo 4º, especifica que em caso de empate nas notas entre os alunos do nono ano do ensino fundamental da rede pública, o contemplado com o diploma do Aluno Nota Dez, será quem apresentar a maior frequência escolar.

Em seu discurso durante o evento de diplomação dos alunos, Priscila agradece ao presidente da Câmara dos Vereadores local, Sérgio de Oliveira (DEM), a Secretaria de Educação, professores e todos os envolvidos. E Keila Hellen Barbato Marcondes, completa citando Guimarães Rosa: "Quem elege a busca, não recusa a travessia".