Ondas de roubos chocam a municipalidade e vereador busca resposta do Poder Executivo

Ondas de roubos chocam a municipalidade e vereador busca resposta do Poder Executivo

Porto Ferreira, 4 de março de 2024. Eram 19h45, quando foi possível observar o posto de gasolina São Luís fechado.

A cena incomum despertava atenção e pessoas desconfiavam da falta de segurança.

No posto Bremen, perto dali, o frentista comunicou que o expediente seguiria até às 21h, sem descartar o temor de um assalto a qualquer momento, afirmando que um morador próximo do estabelecimento teve seu veículo roubado naquele mesmo dia em Porto Ferreira.

Uma semana antes, uma adolescente moradora do Jardim Paschoal Salzano passou por apuros ao ter a residência da família invadida por ladrões. Ela agradece ao vizinho que os viram entrar justamente quando ele erguia um muro e os gritos do homem levaram os meliantes a fugir.

A garota, em pânico, contou que estava doente e por ora pensou ser o pai que estava chegando em casa, quando viu os meliantes fugindo, sob a "insegurança" que o vizinho causou.

Essas histórias são apenas relatos que completam uma onda de crimes que têm acontecido em 2024. Imagens que não param de circular pelas redes sociais da cidade mostram um criminoso armado, praticando assalto em uma rede de conveniência de um posto de gasolina.

Em outro estabelecimento, o bandido circula tranquilamente e escolhe com liberdade os pertences que decide furtar.

Outra série de imagens mostra bandidos armados entrando numa bela residência à luz do dia, após sequestrarem a funcionária da casa.

Em dezembro de 2023 foi divulgado o ranking construído a partir da análise dos números de todos os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes, apontando Porto Ferreira como a cidade que ocupava o 1º lugar com maior segurança, com IECV de 3,26, na região de Ribeirão Preto.

Quase 3 meses depois, as ondas de crimes parecem desafiar a estatística e fica a pergunta: com tantos crimes sendo praticados constantemente, será que a Capital da Cerâmica ainda ocupa o 1º lugar de mais segura, com IECV de 3,26?

Para cobrar respostas do Poder Executivo da cidade, o vereador Pedro Melo (PL) apresentou na sessão ordinária realizada na segunda-feira (04/03) a triste realidade que ferreirenses enfrentam, expondo relatos que têm chocado a população.

Assaltos, furtos, roubos, roubos de veículos.

Crimes como esses podem ter um impacto significativo na comunidade e gerar preocupações de segurança. A colaboração entre a Polícia, os líderes comunitários e os residentes é crucial para combater a criminalidade.

Medidas como aumentar a presença policial, investir em tecnologias de segurança, promover programas de prevenção criminal e incentivar a participação ativa da comunidade podem contribuir para reduzir a incidência de crimes.

Além disso, é fundamental que a população esteja ciente de sua segurança pessoal, tomando precauções como trancar portas e janelas, investir em sistemas de segurança doméstica e reportar atividades suspeitas às autoridades.

Portanto, é importante que as autoridades locais e a população trabalhem juntas para encontrar soluções e promover um ambiente mais seguro. Uma cidade que até meses atrás era estatisticamente a mais segura no Estado, entre as com mais de 50 mil habitantes, não pode desestabilizar tão rapidamente.