No Dia Internacional da Mulher, a BRK em Porto Ferreira destaca a voz de protagonistas do saneamento

Neste dia 08 de março a concessionária destaca a contribuição significativa das mulheres para o avanço do saneamento básico e a busca por um futuro mais saudável e igualitário

Mariele Bordon

Mariele Bordon

O Dia Internacional da Mulher é uma data para refletir sobre o papel fundamental das mulheres em diversas esferas, incluindo a área do saneamento básico. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água esgoto de Porto Ferreira, celebra as histórias inspiradoras de mulheres que desempenham um papel crucial seja na gestão, na operação ou em outras áreas da BRK, garantindo que todos tenham acesso a serviços essenciais de saneamento básico.

É o caso da analista de Meio Ambiente Marina Bosso, que viu o número de funcionárias mulheres saltar durante os 13 anos em que trabalha na empresa. "Quando entrei na empresa havia poucas mulheres, hoje esse número dobrou, o que reflete a procura das mulheres nesse ramo e o reconhecimento da empresa em inserir mulheres não só nas áreas administrativas/comerciais como no operacional, onde estão em crescimento e se destacando", afirma.

Marina é engenheira agrônoma por formação e durante sua graduação direcionou seus esforços para trabalhos relacionados ao meio ambiente, até que o estágio na área ambiental de saneamento lhe revelou um novo amor. Sua jornada a levou a testemunhar de perto a evolução significativa no abastecimento de água de sua cidade, além do índice de esgoto tratado que saltou de 4% para 100%.

O engajamento e a contribuição das mulheres não apenas fortalecem as operações diárias, mas também influencia positivamente a visão e abordagem das organizações em relação a questões essenciais. Essa presença feminina vem gerando resultados positivos notáveis, como o caso da assistente de Apoio Operacional Mariele Bordon, que destaca a água como um recurso vital e o acesso a ela como um direito essencial, sendo sinônimo de dignidade, ela destaca seu comprometimento diário em contribuir para a transformação do saneamento, impulsionada pelo desejo de levar qualidade de vida às pessoas.

Como protagonistas no cenário do saneamento, através do seu trabalho promovem benefícios decorrentes do tratamento adequado da água e do esgoto. De acordo com estudos, esses benefícios têm impactos positivos na saúde e na educação das mulheres do município. Pesquisas conduzidas pelo Instituto Trata Brasil indicam que o acesso pleno ao saneamento pode resultar em uma redução significativa, de 63,4%, na incidência de doenças ginecológicas.

Além disso, mulheres que residem em habitações equipadas com banheiros apresentam um desempenho acadêmico superior, refletido em pontuações mais elevadas no ENEM. No âmbito profissional, essa infraestrutura básica também influencia positivamente, uma vez que mulheres em moradias com saneamento adequado possuem uma renda cerca de 1/3 maior. Essa autonomia financeira não apenas afeta a ocupação de espaços, mas também contribui para uma maior independência e influência no contexto social.

Atualmente, Porto Ferreira experimenta impactos positivos dos investimentos efetuados em saneamento básico. Com a totalidade da área urbana da cidade beneficiada pelo acesso à água tratada, em outubro de 2023 o município progrediu significativamente, passando a tratar 100% do esgoto gerado, ao colocar em operação o módulo 3 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha. Além disso, 97,6% da população de Porto Ferreira é atendida com o serviço de coleta. Esses avanços têm desempenhado um papel fundamental na redução de diversas doenças de transmissão hídrica.

A situação em Porto Ferreira ainda contrasta com a realidade do restante do país. Conforme o levantamento do Trata Brasil em 2021, por meio do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), aproximadamente 18,7 milhões de brasileiros (8,6% da população) ainda carecem de acesso à coleta de esgoto, enquanto 3,2% da população enfrenta a falta de acesso à água tratada. Esses dados ressaltam a necessidade contínua de investimentos e esforços para alcançar níveis mais abrangentes de saneamento em todo o território nacional.


Marina Bosso