Março Lilás: Entrevista exclusiva aborda prevenção e diagnóstico precoce do Câncer do Colo do Útero

Essa doença, que afeta milhares de mulheres anualmente, pode ser evitada com medidas simples e eficazes

Março Lilás: Entrevista exclusiva aborda prevenção e diagnóstico precoce do Câncer do Colo do Útero

Neste mês dedicado à saúde da mulher, o Jornal do Porto traz informações importantes sobre a prevenção do câncer do colo do útero. Essa doença, que afeta milhares de mulheres anualmente, pode ser evitada com medidas simples e eficazes.

Para esclarecer dúvidas e orientar as leitoras, entrevistamos a enfermeira Ana Priscila Eleodoro Rosa, mestre em saúde pública. Ela compartilhou valiosas informações sobre a saúde da mulher.

(JP) Quais são os principais métodos de prevenção do câncer do colo do útero?

(Ana) A prevenção primária do CA de colo é realizada principalmente por meio da vacinação contra o vírus HPV, que é realizada no SUS para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade e pela detecção precoce de lesões precursoras do câncer cervical.

(JP) Qual a importância da vacinação contra o HPV na prevenção do câncer do colo do útero?

(Ana) A vacina contra o HPV é segura e eficaz e protege contra os vírus 16 e 18 do HPV, que são os principais causadores de câncer cervical.

(JP) Como as mulheres podem se proteger e prevenir o câncer do colo do útero em seu dia a dia?

(Ana) Mantendo atualizadas as suas rotinas ginecológicas, como o exame de Papanicolau; uso de preservativos, hábitos de vida saudáveis e não fumar.

(JP) Quais são os sinais e sintomas que as mulheres devem ficar atentas em relação ao câncer do colo do útero?

(Ana) Os principais sintomas são corrimentos vaginais com mau cheiro, sangramento uterino anormal e dor.

(JP) Como é feito o rastreamento do câncer do colo do útero e qual a sua eficácia na prevenção da doença?

(Ana) O rastreamento é realizado por meio do exame de Papanicolau, que consiste na coleta das células presentes no colo uterino; quando coletado adequadamente, tem alta eficácia na detecção de alterações ainda não visíveis ao olho nu.

(JP) Qual é o papel do profissional de enfermagem na orientação e educação das mulheres sobre a prevenção do câncer do colo do útero?

(Ana) A equipe de enfermagem tem importante papel educativo para os indivíduos e comunidades, informando sobre a importância da prevenção dessa doença, apoiando ações vacinais e incentivando-as.

(JP) Quais são os fatores de risco que as mulheres devem conhecer em relação ao câncer do colo do útero?

(Ana) Os principais fatores de risco são o tabagismo, higiene íntima precária e múltiplas parcerias sexuais.

(JP) Como a falta de acesso aos serviços de saúde pode impactar na prevenção do câncer do colo do útero?

(Ana) Mulheres com dificuldade de acesso aos serviços de saúde estão muitas vezes privadas de informações sobre medidas de prevenção e rastreamento, bem como atendimento com profissionais de saúde para efetivamente colherem o exame preventivo.

(JP) Quais são os principais desafios enfrentados na prevenção do câncer do colo do útero e como podem ser superados?

(Ana) Os principais desafios atualmente estão relacionados à baixa adesão das mulheres para a coleta do exame e à assiduidade de rastreamento de acordo com os prazos preconizados. As unidades de atenção primária utilizam mecanismos para driblar essas dificuldades, como campanhas e busca ativa das ausentes ou das que estão com exames atrasados.

(JP) Qual a importância do acompanhamento ginecológico regular na prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero?

(Ana) O acompanhamento ginecológico regular e ter um profissional de saúde de confiança da mulher que a deixe à vontade e tranquila na coleta são peças-chave para a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo uterino.


Enfermeira Ana Priscila Eleodoro Rosa