Alunos da Etec Professor Jadyr Salles exploram os bastidores do Jornal do Porto em visita técnica

Ao explorar os bastidores do jornal, os estudantes puderam compreender de forma mais abrangente o papel fundamental que o jornalismo desempenha na sociedade e suas múltiplas aplicações no campo do marketing e da comunicação

Alunos da Etec Professor Jadyr Salles exploram os bastidores do Jornal do Porto em visita técnica

Os alunos do 1° Mtec Administração da Etec Professor Jadyr Salles tiveram a oportunidade de mergulhar nos bastidores do Jornal do Porto, vivenciando uma experiência educacional enriquecedora e memorável. A atividade, parte integrante do estudo de Desenvolvimento dos Processos de Marketing, proporcionou uma imersão no universo do jornalismo, destacando o jornal como um poderoso veículo de comunicação e suas diversas aplicações em estratégias de marketing.

Sob a orientação do Professor Renato, os alunos foram conduzidos até a redação do Jornal do Porto, seguindo os passos de uma visita similar realizada na semana anterior aos estúdios da Rádio Comunidade FM. Nesta sexta-feira, dia 1 de março, a visita ao jornal proporcionou aos estudantes uma perspectiva privilegiada sobre o funcionamento interno de um veículo de imprensa.

Paulo Carvalho, radialista voluntário na rádio e colaborador do Jornal do Porto, guiou os alunos durante a monitoração nas dependências do jornal. Com sua vasta experiência, Carvalho compartilhou detalhes fascinantes sobre a trajetória de 46 anos do Jornal do Porto, desde os primórdios da tipografia até o sistema de produção atual.

Os alunos ficaram impressionados ao serem apresentados ao primeiro exemplar do jornal, datado de 1977 e encadernado cuidadosamente, assim como toda a história subsequente do jornal, que é preservada em volumes encadernados com capa dura. Esta rica fonte de pesquisa, que abrange os jornais ano a ano, proporciona um fascinante panorama da evolução do jornalismo local ao longo das décadas.

A visita técnica ao Jornal do Porto não apenas complementou o currículo acadêmico dos alunos, mas também ofereceu insights valiosos sobre o funcionamento prático de um veículo de comunicação. Ao explorar os bastidores do jornal, os estudantes puderam compreender de forma mais abrangente o papel fundamental que o jornalismo desempenha na sociedade e suas múltiplas aplicações no campo do marketing e da comunicação.

Esta experiência demonstra o compromisso da Etec Professor Jadyr Salles em proporcionar oportunidades práticas de aprendizado, preparando os alunos de maneira abrangente para os desafios do mundo profissional. A visita ao Jornal do Porto foi um passo significativo na formação dos futuros profissionais da área de Administração, destacando a importância da compreensão e colaboração com diversos meios de comunicação.