Hospitais da região apresentam aumento expressivo de atendimentos no início do mês de fevereiro

Os Prontos-Socorros vêm desempenhando um papel crucial no sistema de saúde

Hospitais da região apresentam aumento expressivo de atendimentos no início do mês de fevereiro

Assim como todo o estado de São Paulo, as cidades da região de Porto Ferreira apresentaram um aumento expressivo de atendimentos nos Prontos-Socorros. Com o aumento dos números de casos de Dengue e COVID-19, vem ocasionando uma alta na demanda de atendimentos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil atingiu 512 mil casos de Dengue em 2024 até o fechamento desta reportagem, ampliando para 1,5 bilhão os recursos para enfrentamento de emergência.

A reportagem do Jornal do Porto conversou com o diretor clínico e coordenador do Pronto-Socorro da Santa Casa de Santa Rita do Passa Quatro, Dr. Luiz Octávio Baldin Caltran, que informou sobre a diferença dos sintomas das doenças Dengue e COVID-19.

"Precisamos entender que as doenças possuem sinais semelhantes, mas existem características que as diferenciam. Lembrando que são doenças virais, e as duas provocam febre, dores de cabeça e no corpo e mal-estar."

Segundo o Dr. Luiz Octávio, a Dengue apresenta fortes dores nas articulações, olhos e manchas na pele, e a COVID-19 apresenta sintomas respiratórios, como tosse e falta de ar, podendo também ser assintomática. Mesmo assim, as duas necessitam de exames laboratoriais para um diagnóstico preciso.

Os Prontos-Socorros vêm desempenhando um papel crucial no sistema de saúde. A Santa Casa de Santa Rita do Passa Quatro intensificou o atendimento após o aumento dos casos. Em janeiro foram confirmados 18 casos de Dengue, triplicando na metade do mês de fevereiro. Os casos de COVID-19 também estão em alta.