Mais de 133 quilômetros de redes de esgoto receberam limpeza preventiva no ano de 2023 em Porto Ferreira

Trabalho reduz ocorrências de obstruções e contribui com o correto funcionamento das tubulações??

Mais de 133 quilômetros de redes de esgoto receberam limpeza preventiva no ano de 2023 em Porto Ferreira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, realizou de janeiro a dezembro de 2023 a limpeza preventiva em 133,3 quilômetros de redes de esgoto. Esse trabalho tem o objetivo de garantir o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto no município e ocorre em diversas regiões da cidade.

"A lavagem preventiva das redes coletoras é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, reduz a probabilidade de obstruções, que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais. Por isso, temos a preocupação de intensificar esse trabalho ano após ano", explica Alex Zampieri, gerente de operações da concessionária em Porto Ferreira.

Para a identificação dos pontos que vão passar pela ação preventiva, a equipe técnica analisa, por meio de um sistema chamado GIS (Geographic Information Sistem), os trechos com maior incidência de serviços, além de realizar vistorias preventivas em poços de visita.?

A partir da definição dos locais, um caminhão com equipamento hidrojato é utilizado na limpeza. "Uma mangueira de até 120 metros de comprimento, com alta pressão de água, é introduzida na rede de esgoto. A água em alta pressão quebra as placas de gordura que se acumulam nas redes e esse material, junto com todo o lixo e demais resíduos sólidos, é sugado para o caminhão", complementa o gerente.

Mesmo com uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, no ano de 2023 a concessionária realizou 98 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos de redes, uma média de 8,16 casos por mês.?

Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e?riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema?é fundamental.?

Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura indevida da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

"A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais", explica o gerente.

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados dentro das tubulações materiais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos, fraldas descartáveis etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das Estações elevatórias de Esgoto (EEEs) e de Estações Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade.

Atendimento 24h

A BRK mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24h/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que são realizadas rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas ou pelo WhatsApp, no (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.