Com universalização do sistema de esgoto, BRK faz balanço positivo dos serviços executados em Porto Ferreira em 2023

O município entrou para o seleto grupo no país que tem 100% de cobertura na coleta, afastamento e tratamento do esgoto

Com universalização do sistema de esgoto, BRK faz balanço positivo dos serviços executados em Porto Ferreira em 2023

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, concluiu 2023 com um balanço positivo de ações realizadas e de regularidade nos serviços prestados ao município.

A principal delas é a universalização do sistema de esgoto da cidade. No final de outubro, o município passou a tratar 100% do esgoto gerado no município, ao colocar em operação o módulo 3 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha. Além disso, 97,6% da população de Porto Ferreira é atendida com o serviço de coleta. Com isso, o rio Mogi Guaçu já apresenta melhora significativa na qualidade de suas águas em decorrência dos avanços nos serviços, isso porque ao longo dos últimos doze meses, foi possível evitar que um volume equiparável a 1.086 piscinas olímpicas de esgoto fosse despejado no manancial.

Segundo o Ranking do Saneamento 2023, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados recebe tratamento.

"Os avanços nos serviços de esgoto do município de Porto Ferreira são fruto dos investimentos realizados pela concessionária. Essa é uma conquista muito importante e que impacta diretamente no cotidiano da população, uma vez que os sistemas de coleta e tratamento de esgoto são fundamentais para prevenir a contaminação e transmissão de doenças", explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.

2023 em números

• No ano, 5,6 bilhões litros de água foram captados e tratados na ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada no Centro, para a garantia do abastecimento de água de toda a população ferreirense.

• Em 2023, 2,7 bilhões litros de esgoto foram recebidos nas três ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) da cidade, tratados e devolvidos adequadamente aos córregos e rios do município.

• 658 toneladas de resíduos foram recolhidas do sistema de esgoto de Porto Ferreira, recebendo destinação adequada.

• Mais de 11 mil atendimentos foram prestados à população de Porto Ferreira em situações operacionais, como em auxílio a casos de entupimentos, solicitações de novas ligações de água e esgoto, vistorias e orientações.

• Mais de 64 mil análises laboratoriais foram realizadas durante o ano para o devido controle e garantia da qualidade da água distribuída à população.