Presidente da Câmara quer saber se ex-primeira-dama tem algum tipo de vínculo com o Hospital Dona Balbina

Sérgio Rodrigo de Oliveira (União) teve aprovado um requerimento, subscrito por outros seis colegas

Presidente da Câmara quer saber se ex-primeira-dama tem algum tipo de vínculo com o Hospital Dona Balbina

Na sessão de segunda-feira (18) da Câmara Municipal de Porto Ferreira, o presidente Sérgio Rodrigo de Oliveira (União) teve aprovado um requerimento, subscrito por outros seis colegas, em que faz vários questionamentos à Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira, mantenedora do Hospital Dona Balbina, para saber se existe algum tipo de vínculo entre a entidade e a ex-primeira-dama e servidora pública municipal Viviane Cristina Santana Paixão.

No requerimento, o professor Sérgio alega que recebeu uma denúncia dando conta que um médico, ao expedir um receituário, orienta a paciente a entrar em contato com uma pessoa de nome Viviane, indicando ainda o telefone de contato dela.

O telefone indicado seria da servidora pública e ex-primeira-dama entre os anos de 2005 e 2012, candidata a vereadora mais votada em 2020, mas que não chegou a ser diplomada por ter sido impugnada pela Justiça Eleitoral.

Como o hospital recebe recursos públicos, Sérgio entende que é dever da Câmara de Vereadores fiscalizar a correta aplicação dessas verbas e por isso elencou uma série de questionamentos para verificar se existe algum vínculo entre a servidora e a entidade.

Ao todo são 22 perguntas. Sérgio quer saber se, caso exista o vínculo, se este é remunerado, onde seria o local de atuação de Viviane, suas atividades, dias e horários de atendimento e qual sua formação profissional.

O presidente da Câmara também indaga se a Mesa tem ciência de que Viviane está credenciada, possuindo até mesmo uma carteirinha, para livre acesso às áreas do hospital, bem como do Ambulatório de Especialidades Dona Balbina Clínicas. Questiona desde quando ela possui tal credencial, o motivo de sua concessão, entre outras perguntas sobre os processos de credenciamento que permitam pessoas sem vínculo empregatício ter acesso às dependências do hospital.

Sérgio ainda solicita uma relação de verbas encaminhadas nos últimos 10 anos ao hospital pelos deputados Baleia Rossi (federal) e Léo Oliveria (estadual), ambos do MDB, partido do qual Viviane é presidente do diretório local. Pergunta se houve algum assédio dos parlamentares junto à Irmandade para beneficiar ou atender a algum pedido dela. E pede também um relatório de acessos da ex-primeira-dama ao hospital e ambulatório nos últimos 2 anos.

Por fim, pergunta sobre o vínculo do médico que expediu a receita com o hospital, sua especialidade e onde estava prestando atendimento no dia e horário constantes do receituário.