Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho: profissões são fundamentais para garantir a segurança operacional da BRK em Porto Ferreira

Profissionais têm sido aliados na linha de frente, trabalhando juntos para assegurar condições dignas de saúde e segurança aos trabalhadores

Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho: profissões são fundamentais para garantir a segurança operacional da BRK em Porto Ferreira

Na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, é celebrado o Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho. A escolha desta data para a celebração destas profissões remonta à lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, que regularizou as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho. Desde então, esses profissionais têm sido aliados na linha de frente, trabalhando juntos para assegurar condições dignas de saúde e segurança aos trabalhadores.

Fernando Henrique Pacholi Baldassa atua na área há 15 anos e se formou em Técnico de Segurança do Trabalho em 2008, pelo SENAC. Há três anos desempenha sua função no saneamento junto à unidade da BRK em Porto Ferreira, onde possui um papel essencial na promoção da segurança ocupacional.

O trabalho consiste em implementar medidas preventivas, conduzir treinamentos, investigar acidentes, garantir o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), assegurando a conformidade com normas de segurança e legislação, e visando prevenir acidentes e proteger a integridade física dos colaboradores.

"O técnico em segurança do trabalho é um profissional com atuação crucial nas empresas, é o profissional que promove um ambiente de trabalho seguro, preservando a saúde e bem-estar do trabalhador. Na BRK, esses profissionais têm o importante papel de atuar na sinergia com os outros setores da companhia, apoiando em todas as etapas e processos operacionais, em prol da produtividade bem como no atendimento às normas do ministério do trabalho, legislação brasileira e procedimentos internos.", afirma Fernando.

Os engenheiros de segurança do trabalho e técnicos de segurança do trabalho são verdadeiros aliados na linha de frente, unindo forças na luta pela garantia de condições dignas de saúde e segurança para todos os trabalhadores. Seus esforços conjuntos visam criar ambientes laborais que promovam o bem-estar e protejam a integridade dos colaboradores.

Assim como Fernando, a concessionária possui outros técnicos de segurança do trabalho, que atuam em diferentes municípios e trabalham para garantir o desenvolvimento do saneamento no país.