Cadastro para castração animal gratuita vai até o dia 1º de dezembro

"Cerca de 8.500 animais foram castrados em Descalvado entre 2017 a outubro deste ano, pelo Programa de Castração Gratuito"

Cadastro para castração animal gratuita vai até o dia 1º de dezembro

O prefeito municipal Becão Reschini informa aos tutores de pets que o cadastramento de animais domésticos (cães e gatos) para o Programa de Castração Animal Gratuito vai até o dia 1º de dezembro.

O pedido para castração deve ser feito na SEAPA (Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento), localizada na rua José Rodrigues Penteado, nº 27 – centro, das 8 às 11h e das 13 às 16h30, de segunda à sexta-feira, com a apresentação de CPF, RG, xerox do comprovante de endereço e, dados do animal: nome, peso e idade.

Esse programa é uma iniciativa da administração municipal, através do Termo de Colaboração firmado entre Prefeitura, Associação de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado (AMVZD) e SEAPA.

Balanço da Castração

De 2017 até o final do mês de outubro de 2023 foram castrados 8.496 animais domésticos (entre cães e gatos). Desse total, 1.311 são das castrações realizadas de janeiro a outubro de 2023.

O cadastro e a castração são totalmente gratuitos aos tutores de pets interessados. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3583. 3052, durante o expediente da Secretaria.

Castração é prevenção

Além de prevenir tumores, a castração evita outros males, como a piometra (infecção do útero). Geralmente, os pets castrados entre os 2 primeiros anos de vida apresentam baixa probabilidade de ocorrência da doença e de outras mais graves, além da gestação indesejada.

A castração promove o bem-estar animal com o controle do humor e o controle populacional responsável. O animal castrado torna-se mais dócil e obediente colocando um fim às fugas, entre outros benefícios.