Programa Olho Vivo, realizado pela BRK, orienta estudantes sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, empresa realiza palestras para levar conscientização ambiental aos alunos do município.

Programa Olho Vivo, realizado pela BRK, orienta estudantes sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado

A BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, em parceria com Secretaria Municipal de Educação e a empresa Planeta Azul, levou no mês de outubro conhecimento sobre a importância do descarte adequado do óleo de cozinha usado a 114 alunos da EMEF Professora Ruth Barroso Teixeira.

Por meio do Programa Olho Vivo, que foi retomado em 2022 na cidade, são realizadas palestras e a implementação de pontos de coleta do óleo de cozinha usado, para que a comunidade tenha oportunidade de realizar a destinação ambientalmente adequada deste resíduo. A concessionária demonstra como o óleo pode ser um dos maiores vilões do meio ambiente e das redes de esgoto. O objetivo é orientar os alunos sobre a importância do descarte adequado do produto depois de usado.? ?

Isso porque, ao ser descartado irregularmente em pias, ralos, tanques ou mesmo em vasos sanitários, o óleo tende a solidificar e se fixar nas paredes das tubulações, ficando retido em forma de gordura, podendo resultar em sérios problemas. Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura reduz o espaço para a passagem do esgoto, podendo provocar a completa obstrução da tubulação (entupimento da rede) e consequentemente alguns agravantes, como o retorno de esgoto nos imóveis e extravasamento do esgoto em vias públicas.? ??

No total, foram realizadas duas palestras para demonstrar que, com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reciclado, servindo de matéria-prima em indústrias da região, que o utilizam para a produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel.?? ?

"Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, já que a sua capacidade poluente é muito alta. O programa incentiva o descarte adequado do óleo de cozinha usado, por meio da coleta gratuita desse resíduo", destaca Christian Fonseca, diretor de operações da BRK.?

No ano, aproximadamente 1.056 estudantes participaram das palestras e a concessionária fez a destinação correta de 80 litros de óleo de cozinha usados, que foram recolhidos nos pontos de coleta implementados. Todo o resíduo coletado é destinado a uma empresa responsável por reciclar o produto.

Armazenamento do óleo para descarte

A orientação é que, após o uso, os moradores armazenem o óleo já frio em garrafas plásticas e levem até um dos pontos de coleta da cidade.??

A lista completa dos pontos de coleta está disponível no site da concessionária: https://www.brkambiental.com.br/porto-ferreira/coleta-de-oleo-1.

Agendamento de palestras???

Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail [email protected]. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line.?

Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.